Sociedade 5.0: você já ouviu falar neste termo?


Trata-se de um modelo de gestão da organização social, apresentado pelo Primeiro- Ministro japonês Shinzo Abe, na cidade de Hannover, Alemanha, em 24 de março de 2017, no qual a tecnologia é empregada visando suprir nossas principais necessidades e, dessa forma, otimizar a resolução de problemas. A Sociedade 5.0 traz em sua bagagem grandes benefícios para todos, pois promove o equilíbrio entre o crescimento econômico e questões sociais importantes, como o respeito mútuo e ações mais sustentáveis para nós e para o planeta. Além disso, também incentiva ações colaborativas, a melhoria na mobilidade urbana e a redução das desigualdades sociais.

Dessa forma, a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia será um dos elementos chave para este novo movimento, já que ela amplifica a convergência entre o mundo ON e OFF-LINE, tornando nossas vidas mais integradas, autônomas e ágeis.

Nesse modelo de sociedade, as tecnologias desenvolvidas na Indústria 4.0 tais como: Big Data, Internet das coisas (IoT), Inteligência artificial, veículos autônomos, entre outras, serão aplicadas de forma humanizada para facilitar a vida de todos.

Este novo marco trará outros ares a respeito da gestão de pessoas baseado no seguinte tripé: inovação, adaptabilidade e flexibilidade. Os líderes das empresas precisarão estar cada vez mais atualizados sobre as novas tecnologias e se prepararem para um ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico, remoto e completo. Isso significa que eles precisarão ser flexíveis e inovadores para garantir que suas equipes possam se adaptar a mudanças constantes e trabalhar de maneira eficaz, independentemente da localização.

O gestor de RH, além de ser um agente que promoverá conexões humanas para a criação de vínculos mais fortes entre pessoas e seus times, terá que construir e manter ambientes de trabalho positivos e fundamentalmente inclusivos. Ele deverá garantir que a empresa seja uma excelente anfitriã para seus colaboradores, e terá que estar cada vez mais atento para uma grande máxima: encontrar o encaixe certo entre pessoas e posições. Precisará entender mais a fundo as competências e valores de seus colaboradores, com um olhar atento no outro, visando que pessoas sejam alocadas de forma a aproveitar o máximo de seu potencial e contribuir para o sucesso de seu time.

Então fica aqui o nosso convite: vamos construir juntos esta nova sociedade?