8 dicas para a saúde feminina

As mulheres transformaram o mundo diariamente e para comemorarmos esta data tão especial, elaboramos um conteúdo com dicas valiosas para a saúde feminina, confira:

1

Para a mulher, o direcionamento da alimentação deve ser principalmente preventivo contra doenças por exemplo: doenças do coração, câncer, osteoporose e as dificuldades da menopausa. É necessário evitar consumir alimentos com excesso de gordura saturada como: frituras, carnes gordas, produtos industrializados e sorvete. As mulheres devem dar preferência para uma alimentação mais natural possível. 

2

Para as mulheres que se encontram na menopausa, deve se ter controle do consumo de alimentos gordurosos, sal e açúcar. Ter a ingestão diária de, no mínimo, cinco porções de hortaliças e grãos. As refeições devem conter carnes magras e cereais integrais, hortaliças e grãos. A linhaça contém lignanas, um tipo de fitoestrógeno, utilizado como alternativa para a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Além disso, a mulher deve aumentar o consumo de alimentos fontes de cálcio (leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, soja e derivados).

3

As mulheres têm mais tendência a anemia, por conta da perda de sangue mensal na menstruação, precisam ficar atentas às fontes de ferro e ácido fólico. Derivados do leite, carnes e vegetais verdes escuros são imprescindíveis.

4

É recomendado também o consumo diário de fibras, importantes para evitar a constipação intestinal, mais comum nas mulheres. 

5

Para as mulheres que planejam uma gravidez, este planejamento reprodutivo é um importante recurso para a saúde das mulheres. Por isso a importância de uma boa alimentação e suplementação adequada por um profissional especializado. O acompanhamento pré-natal assegura o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde da mãe.

6

Mantenha-se hidratada. Muitas mulheres não têm o costume de ingerir líquido durante o dia, e a desidratação pode afetar o humor, a concentração e descarregar suas energias.

7

Garanta seus níveis de vitamina D. Apenas 15 a 20 minutos de exposição à luz solar por dia pode fornecer a quantidade necessária diária de vitamina D. A substância ajuda a combater determinadas patologias, evita depressão, fadiga, e pode te deixar com mais energia no dia a dia.

8

Além dos cuidados com os hábitos alimentares, a mulher deve parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente e realizar exames médicos periódicos para o controle da glicemia, pressão arterial, níveis de colesterol, triglicérides e taxas hormonais.

Desenvolvido pela nossa nutricionista: Thaís Alves
CRN: 3.52770

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *