Água, dicas para saúde e mais energia no seu dia-a-dia

Água, dicas de saúde para seu dia-a-dia

O consumo de água representa cerca de 65% do peso corporal do homem, nutriente essencial para a vida. A ingestão de água deve ser fracionada ao máximo possível durante o longo do dia, não somente em horários de atividades físicas.

Beber água apenas quando sentir sede é um grande erro! Pois o indicativo de sede significa que nosso organismo já está apresentando uma redução de líquidos corporais em torno de 2%.

Quanto mais desidratado o indivíduo se encontra, pior seu rendimento de força, resistência, concentração e raciocínio. 

A água é o melhor e mais importante diurético que existe. Uma ótima hidratação durante o dia é essencial para sua saúde!

Se seu rendimento não está como desejado, fique atento a sua hidratação, pois pode estar colocando a culpa na dieta ou que está precisando de algum suplemento milagroso. Mas, simplesmente pode ser sua ingestão de água insuficiente ao longo do dia.

A água é incrível, pois ela funciona para energizar todas as células do corpo. Ela é crucial para todo o processo e operação corporal/física, e quando nós ficamos desidratados, o corpo instintivamente começa a racionar água para cada órgão.

Um simples indicador é a cor da sua urina. Se há cheiro e uma cor forte, então provavelmente você não está muito hidratado. Ao invés de chegar a esse ponto de desidratação, certifique-se de beber pelo menos 2 litros de água por dia (logo de manhã cedo beba uns 3 a 4 copos de água), e é claro que essa quantidade pode aumentar dependendo de vários fatores, incluindo: clima, atividade física diária e histórico de saúde individual, idade, peso.

A água desempenha uma série de funções essenciais para que o organismo funcione de maneira correta e que a saúde seja mantida.

Entre as principais funções da água para o organismo estão:

  • Fundamental para uma série de processos fisiológicos como absorção, digestão e excreção;
  • Transporte de nutrientes para todas as células e tecidos corporais;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Facilita o funcionamento do sistema circulatório
  • Auxilia na eliminação de toxinas;
  • Garante o balanço hidroeletrolítico dentro e fora das células.

Lembre-se de sempre ter por perto uma garrafa de água, isso ajuda para que seja formado um novo hábito e garanta sua hidratação.



Desenvolvido pela nossa nutricionista: Thaís Alves
CRN: 3.52770

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *