O número de pesquisas hoje com alimentos funcionais tem aumentado. Um alimento é reconhecido como funcional quando além de suas funções nutricionais básicas produz efeitos benéficos à saúde. Muitos alimentos têm recebido atenção devido aos seus efeitos na saúde cardiovascular, e hoje vamos falar de um deles: O CHOCOLATE.
O chocolate é um produto oriundo do processamento das sementes do cacau.
Considerado atualmente uma das grandes fontes alimentares de polifenóis, contribuindo significativamente na dieta para a ingestão de potentes antioxidantes.
Alguns benefícios do cacau-chocolate: Os polifenóis existentes no cacau especialmente as catequinas auxiliam na queima de gordura
Auxiliam na melhora do sistema imunológico
- Os polifenóis existentes no cacau especialmente as catequinas auxiliam na queima de gordura
- Auxiliam na melhora do sistema imunológico
- Na redução de colesterol LDL e no aumento do HDL
- Auxilia na modulação da pressão arterial
- Na redução de radicais livres
- Potencializa o sistema antioxidante
As recomendações são individuais e dependem do plano alimentar, e devem ser feitas por nutricionista. Pois além de terem seus efeitos benéficos, também veicula uma grande quantidade de energia, o que poderia contribuir para o ganho de peso.
Polifenóis: são compostos que apresentam efeitos benéficos para a saúde do organismo como a ação antioxidante, anti-inflamatória que tem como consequência a prevenção de doenças cardiovasculares, proteção contra o envelhecimento precoce, o câncer e as doenças neurodegenerativas.
LDL: “colesterol ruim”, significa lipoproteína de baixa densidade. Ela carrega as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para as artérias. Em excesso prejudica a saúde.
HDL: “colesterol bom ”, significa lipoproteínas de alta densidade. Elas transportam o colesterol pela corrente sanguínea, uma vez que o colesterol é um tipo de gordura e não se mistura com o meio aquoso sanguíneo.
Radicais Livres: são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.
Desenvolvido pela nossa nutricionista: Thaís Alves
CRN: 3.52770
Muito bom o post! Nunca ia imaginar que o chocolate iria auxiliar a queima de gordura! Amei!!