Benefícios do chocolate para sua saúde!

O número de pesquisas hoje com alimentos funcionais tem aumentado. Um alimento é reconhecido como funcional quando além de suas funções nutricionais básicas produz efeitos benéficos à saúde. Muitos alimentos têm recebido atenção devido aos seus efeitos na saúde cardiovascular, e hoje vamos falar de um deles: O CHOCOLATE.

O chocolate é um produto oriundo do processamento das sementes do cacau.

Considerado atualmente uma das grandes fontes alimentares de polifenóis, contribuindo significativamente na dieta para a ingestão de potentes antioxidantes.

Alguns benefícios do cacau-chocolate: Os polifenóis existentes no cacau especialmente as catequinas auxiliam na queima de gordura

Auxiliam na melhora do sistema imunológico

  • Os polifenóis existentes no cacau especialmente as catequinas auxiliam na queima de gordura

  • Auxiliam na melhora do sistema imunológico

  • Na redução de colesterol LDL e no aumento do HDL

  • Auxilia na modulação da pressão arterial

  • Na redução de radicais livres

  • Potencializa o sistema antioxidante

As recomendações são individuais e dependem do plano alimentar, e devem ser feitas por nutricionista. Pois além de terem seus efeitos benéficos, também veicula uma grande quantidade de energia, o que poderia contribuir para o ganho de peso.

Polifenóis: são compostos que apresentam efeitos benéficos para a saúde do organismo como a ação antioxidante, anti-inflamatória que tem como consequência a prevenção de doenças cardiovasculares, proteção contra o envelhecimento precoce, o câncer e as doenças neurodegenerativas.

LDL: “colesterol ruim”, significa lipoproteína de baixa densidade. Ela carrega as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para as artérias. Em excesso prejudica a saúde.

HDL: “colesterol bom ”, significa lipoproteínas de alta densidade. Elas transportam o colesterol pela corrente sanguínea, uma vez que o colesterol é um tipo de gordura e não se mistura com o meio aquoso sanguíneo.

Radicais Livres: são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.

 
Desenvolvido pela nossa nutricionista: Thaís Alves
CRN: 3.52770

One Reply to “Benefícios do chocolate para sua saúde!”

Deixe uma resposta