Cerveja: Faz bem ou mal a saúde?

A bebida que é tão consumida pela população, será que faz bem ou mal para nossa saúde?

A cerveja é produzida a partir fermentação alcoólica, principalmente de malte de cevada, lúpulo, fermento e água. No preparo, ainda podem ser empregados ingredientes como arroz, milho e o trigo.

O consumo excessivo de cerveja pode causar muitos problemas de saúde, ligados a problemas funcionais e psiquiátricos. Risco aumentado de desenvolver doenças crônicas como: hipertensão, doenças cardiacas, acidente vascular cerebral, esteatose hepática, problemas digestivos e até câncer.

Para quem esta no processo de emagrecimento não é indicado, pois a maior parte das calorias da cerveja são provenientes de açúcares. Sendo assim, seu consumo frequente e exagerado pode acarretar no ganho de peso, podemos chamar de pão líquido alcoólico.

O álcool contido na cerveja tem efeito diurético (por isso aquela vontade aumentada de sempre precisar ir ao banheiro urinar), mas isso não é bom, pois aumentando a produção de urina facilita a excreção de alguns nutrientes como vitaminas e minerais, impedindo que o organismo os absorva.

Alguns estudos ainda demostram que a cerveja pode aumentar os triglicérides no sangue, podendo ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração como já citamos.

Para as pessoas que não perdem o controle, podem se beneficiar do uso de bebidas alcoólicas, mas nunca esquecendo de adotar hábitos saudáveis, como não fumar, praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada e nenhuma contra indicação específica.

As cervejas contêm vitaminas do complexo B, polifenóis, folatos, minerais, ácidos orgânicos e nucleicos. É fonte de nutrientes e fibras solúveis e não contém gordura. São consideradas boas fontes dos nutrientes que são encontrados no malte e no lúpulo. O lúpulo é considerado uma erva com propriedades medicinais, usado como antibiótico e anti-inflamatório.

Essa bebida está relacionada ao prazer, às reuniões familiares, festas, banquetes e comemorações.

Suas escolhas irão depender de seu estado atual de saúde, pois sem esforço e dedicação, não conseguirá chegar aos objetivos. Ninguém consegue nada por milagre! Além da atenção com a cerveja, é preciso ter uma alimentação balanceada. Você é feito de suas escolhas.

Desenvolvido pela nossa nutricionista: Thaís Alves
CRN: 3.52770

Deixe uma resposta