A Hipertensão Arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica na qual a pressão arterial se mantém elevada.
É uma doença muito comum na população brasileira e mundial, afeta um entre quatro brasileiros.
O tratamento da hipertensão envolve o uso de medicamentos e a alteração do estilo de vida
Hábitos como, alimentação saudável e balanceada e a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, são de grande benefício.
A alimentação associada a uma rotina de exercícios físicos, ela tende a ser um diferencial na qualidade de vida de qualquer indivíduo.
A dieta deve enfatizar o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas; preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar.
O ideal é evitar gorduras em excesso, além do consumo de alimentos com poucos nutrientes e temperados com muito açúcar ou sal
As fibras auxiliam a reduzir o colesterol ruim impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos. Outra opção para aumentar o consumo de fibras é utilizar cereais integrais, e aveia.
O ambiente de trabalho pode ser uma oportunidade para intervenções que possam melhorar a saúde, a qualidade de vida e consequentemente a produtividade dos trabalhadores.
Isso pode ser feito com informação e incentivo. Quando a empresa dá espaço para eventos como palestras e seminários, ela consegue motivar seus colaboradores a adotarem hábitos adequados de alimentação e atividade física no dia a dia.
É fundamental que a empresa não apenas incentive, mas que também disponibilizem a prática de atividade física aos seus trabalhadores, seja dentro da empresa ou até firmando parcerias com academias e clubes.
Podendo agir de maneira direta, instruindo as pessoas em relação a práticas como alongamentos, pensando em ergonomia, oferecendo refeições balanceadas e saudáveis aos seus trabalhadores.
Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770