O que comprar no supermercado em situações de isolamento?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) como pandemia. O vírus, causador da doença COVID-19, colocou em estado de atenção à população brasileira, que agora busca orientações sobre como se prevenir e se comportar. 

Devido a essa pandemia que se instalou no Brasil e no mundo, iniciamos aqui no Blog da TÁ PAGO uma série de posts com a nossa nutricionista Thaís Alves (CRN 52770). O objetivo é trazer orientações nutricionais para vocês!

Nesse primeiro post, vamos apresentar dicas e orientações para alimentação em situações de isolamento: focando no planejamento e na compra de alimentos. 

Estas orientações têm como objetivo contribuir para uma compra de alimentos responsável e adequada a esta situação, incentivando a compra de alimentos que apresentem uma boa durabilidade e que, ao mesmo tempo, sejam promotores de uma alimentação saudável, permitindo reduzir a frequência de ida às compras. 

Vale lembrar que isso não significa estoque de comida, ok?

Fazer uma lista de compras organizada

1. Verificar os alimentos que você ainda tem disponíveis em casa.

2. Verificar a capacidade de armazenamento à temperatura de refrigeração e congelação da sua residência.

3. Planejar as diferentes refeições que pretende fazer, assegurando a utilização dos alimentos que ainda tem disponíveis.

4. Considerar a importância de incluir maioritariamente alimentos que fazem parte de um padrão alimentar saudável.

O que deve ser feito em consideração no momento da compra? Quais cuidados tomar?

1. Verificar e cumprir a lista de compras, sempre que os alimentos que necessita estiverem disponíveis. Comprar apenas o que precisa!

2. Optar por alimentos que tenham um prazo de durabilidade mais longo.

3. Garantir que o seu cesto de compras tem um bom equilíbrio entre alimentos com menor e maior durabilidade. Os alimentos com menor durabilidade podem ser adquiridos, contudo devem estar presentes em menor quantidade e deverão ser os primeiros a serem consumidos.

 4. Preferir alimentos de elevado valor nutricional em detrimento de alimentos com elevada densidade energética (ou seja, reduzir o consumo de alimentos que fornecem muita energia, mas poucos nutrientes). 

5. Assegurar a compra de produtos frescos, como fruta e hortícolas, preferindo aqueles que apresentam uma maior durabilidade e/ou produtos congelados para o caso dos hortícolas e mediante a capacidade de armazenamento.

6. Quando disponíveis, os serviços de entrega ao domicílio podem ser considerados como uma possibilidade.

Nas idas às compras devem ser asseguradas todas as precauções para minimizar o risco de infeção para o próprio e para os outros

1. Evitar o manuseamento dos alimentos a não ser para colocar no carrinho de compras.

2. Cumprir as distâncias de segurança (manter-se 2m de distância das pessoas).

3. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

4. Higienização adequada das mãos antes e depois da ida às compras.

5. Adotar as medidas gerais de etiqueta respiratória (não usar as mãos ao tossir ou espirrar, usar um lenço de papel ou o antebraço).

E aí, gostou das dicas? Vai aplicá-las na próxima ida ao supermercado? Conte pra gente nos comentários. 

Deixe uma resposta