6 passos para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19

Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, a imunidade alta é fundamental para todos nós, seres humanos.

Em tempos de COVID-19, a imunidade se tornou fator principal, e precisamos ter cada vez mais atenção com ela.

Seguindo nossa série de posts, a nutricionista Thais Alves (CRN 52770) apresenta os 6 passos para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19.

A ideia é que você se alimente bem, com saúde. Então, confira as dicas:

1. Coma mais fruta e hortícolas

Coma, pelo menos, sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 3 peças de fruta. Dentro do grupo das frutas e hortícolas opte por aqueles com maior durabilidade e os produtos congelados também podem ser uma boa opção, uma vez que as suas propriedades nutricionais são mantidas.

Exemplos de hortícolas:

  • Berinjela; 
  • Cenoura;
  • Alface;
  • Couve.

Exemplos de frutas:

  • Morango;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Kiwi.

2. Beba água ao longo do dia e sem açúcar

Manter um bom estado de hidratação é essencial, vá bebendo água ao longo do dia. Beba por dia 2l de água, no mínimo (equivalente a, em média, 8 copos).

3. Aproveite para recuperar a presença do feijão, do grão e das ervilhas à mesa

Em tempos de muitos enlatados em casa, pode ser uma oportunidade para voltar a valorizar as leguminosas, que são fontes de fibra e vários nutrientes importantes.

Ou seja: fundamentais para sua imunidade! 

4. Mantenha a rotina das refeições diárias, evitando snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia

Que este período em que está mais por casa, não seja um estímulo ao consumo de alimentos com elevada densidade energética e baixo valor nutricional, combinado?

Para os snacks escolha opções mais saudáveis.

5. Aproveite esta oportunidade e cozinhe saudável com os seus filhos

Neste período por casa, há oportunidades que se criam. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável.

6. Faça uma alimentação completa, variada e equilibrada

Seguindo os princípios da Roda dos Alimentos, coma alimentos de grande grupo da roda e beba água diariamente. Coma em maior quantidade os grupos com maior dimensão e em menor quantidade os grupos mais pequenos. E vá variando diariamente e ao longo do dia, consumindo alimentos diferentes dentro de cada grupo da roda.

fonte: Espaço Piú Vita

Gostou dos 6 passos para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19 que a nutricionista Thais Alves apresentou? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta