RH 4.0 e Gestão de Benefícios: afinal, qual a ligação?

Os gestores de recursos humanos da atualidade vivem uma nova era em suas atividades. Entender sobre a ligação entre RH 4.0 e gestão de benefícios é importante para isso, uma vez que tais conceitos fazem parte desse cenário.

No RH 4.0, as atividades operacionais e burocráticas do setor diminuíram de forma significativa, fazendo com que a área se torne cada vez mais estratégica. Investir em benefícios é uma das táticas que precisam ser estudadas e colocadas em prática por esse profissional.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Qual é a ligação entre RH 4.0 e gestão de benefícios?

O RH 4.0 tem, entre os seus principais objetivos:

  • engajar mais os colaboradores;
  • atrair novos talentos para a empresa;
  • gerar resultados positivos na produtividade da empresa.

Nesse sentido, a gestão de benefícios pode contribuir muito com os gestores de recursos humanos. Isso se justifica porque os profissionais se sentirão mais valorizados e, por consequência disso, a produtividade tende a aumentar.

A ligação entre RH 4.0 e gestão de benefícios, portanto, é bastante eficiente para as companhias, que alcançarão mais resultados positivos em suas operações. Afinal, são as pessoas que compõem o time de uma empresa, as responsáveis pelo seu sucesso.

Quais vantagens a ligação entre RH 4.0 e gestão de benefícios traz para as empresas?

São muitas as vantagens que a união entre RH 4.0 e gestão de benefícios traz para as companhias. Na sequência, vamos apresentar algumas delas, para que você tenha mais certeza da eficiência dessa união.

Melhora no endomarketing

O endomarketing, como você deve saber, é um conjunto de ações que visa promover a empresa e proporcionar engajamento para o público interno da companhia. É o “marketing para dentro”, como classificam alguns teóricos, como Zildomar Oliveira de Souza.

A ligação entre RH 4.0 e gestão de benefícios está totalmente relacionada com esse marketing interno. Investir em benefícios é uma estratégia interessante de endomarketing. Isso se justifica porque os colaboradores perceberão que a empresa os valoriza e investe em ações que trazem vantagens para eles.

Funcionários motivados não só produzem mais, como também entregam um trabalho com mais qualidade. Eles perceberão que a empresa acredita e gosta deles, logo, retribuirão por tudo isso.

Imagem positiva entre os profissionais da área

Os colaboradores da sua empresa também funcionam como um espelho para os demais profissionais do mercado. É bem provável que as pessoas que trabalham na sua empresa tenham amigos da mesma área, como ex-colegas de faculdade, por exemplo.

Em conversas do dia a dia com esses amigos, elas falarão bem da sua empresa, que construirá uma imagem positiva perante os talentos do seu setor. De tal maneira, mais profissionais gabaritados terão interesse em ingressar no seu time.

Quando um processo de recrutamento e seleção abrir, é bem provável que você tenha muitos candidatos com bastante experiência na área e a qualificação necessária para desenvolverem um excelente trabalho na sua empresa.

Retenção de talentos

Além de ter mais facilidade em atrair novos talentos para a empresa, a relação entre RH 4.0 e gestão de benefícios também serve para reter quem já trabalha na companhia, ou seja, diminuir o turnover.

Processos de recrutamento e seleção demandam tempo e dinheiro para as organizações. Além disso, depois que um novo profissional é contratado, ele precisa fazer um treinamento, adquirir prática, etc. Tudo isso leva tempo para acontecer, fazendo com que ocorra perdas na produtividade.

Reter talentos, portanto, é necessário. Com os programas de benefícios isso acontece de forma natural, uma vez que os profissionais não se sentirão seduzidos tão facilmente por ofertas das concorrentes.

Mesmo que uma concorrente ofereça um salário maior para um colaborador, por exemplo, ele pode colocar outros pontos na balança. Se a sua empresa oferece benefícios que a outra não dispõe, é bem provável que poucos reais a mais no final do mês não sejam um fator decisivo para trocar de emprego.

Diminuição dos atrasos e faltas

Quando há um alinhamento entre as funções de RH 4.0 e gestão de talentos, também se consegue diminuir os atrasos e faltas no trabalho. Isso acontece justamente pelo fato da lealdade que o colaborador tem com a companhia.

Como ele se sente valorizado, ele não se atrasará ou faltará sem motivos reais para que isso aconteça, como em casos de doenças, por exemplo.

Porém, até mesmo as situações que envolvem saúde são reduzidas quando se investe em uma boa gestão de benefícios. Isso acontece porque os funcionários terão menos situações de estresse e outros traumas emocionais, que desencadeiam em doenças psicológicas, como a ansiedade generalizada, a depressão, a síndrome do pânico, entre outras.

Aumento do ROI na gestão de pessoas

Como explicamos, o RH 4.0 é essencialmente estratégico. De tal maneira, precisa verificar indicadores e buscar meios para que possam ser monitorados resultados alcançados. Os números servem para nortear os estrategistas sobre as ações que devem ser desenvolvidas na gestão de pessoas na companhia.

Um desses indicadores é o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Você perceberá, por conta de todas as vantagens que citamos anteriormente, que o valor investido em benefícios para os colaboradores terá um retorno maior do que aquilo que você pagou para oferecer esses diferenciais.

Além do mais, existe um sistema para o pagamento de vale-alimentação e vale-refeição, que não onera taxas para a sua empresa. De tal forma, você terá muito mais resultados positivos e o ROI provavelmente aumentará.

Esse aplicativo é o TÁ PAGO, que proporciona ao gestor de RH automatizar os benefícios dos colaboradores da empresa, gerando economia de tempo e dinheiro. Trata-se de algo extremamente moderno e que dispensa o uso de cartões, funcionando em qualquer tipo de celular.

Temos a certeza de que o TÁ PAGO é uma excelente ferramenta para unir o RH 4.0 e gestão de benefícios da sua empresa. São mais de 650 estabelecimentos conveniados em que os seus colaboradores poderão comprar artigos de alimentação.

Quer saber mais sobre o TÁ PAGO? Então acesse o nosso site e saiba mais sobre os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *