Você conhece a Dieta Cetogênica?

A dieta que traz menos carboidrato e menos fome.

A dieta cetogênica consiste em reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos ingerida e aumentar de proteínas e boas gorduras. Durante a dieta cetogênica é que o corpo começa a produzir corpos cetônicos e estes vão servir de combustível para o cérebro, e não mais os carboidratos. 

Sem carboidratos, o corpo é praticamente forçado a quebrar além da gordura que vem dos alimentos, aquela que já está acumulada, a gordura se acumula geralmente devido aos excessos de carboidratos na alimentação, e esse processo todo acaba levando a perder peso.

Na dieta cetogênica, os alimentos são pesados e a quantidade de cada macronutriente (gordura, carboidrato e proteína) deve ser muito bem observadas. A dieta cetogênica não é de fácil adaptação para a grande maioria, pois as opções são limitadas. Ex: ovos, carnes bovinas, suínas, peixes, legumes selecionados, algumas frutas e vegetais selecionados, abacate e frutas oleaginosas como amêndoas e castanhas, gorduras boas como óleo de coco e manteiga.

Estas opções devem ser calculadas e acompanhadas por um profissional da área de forma individualizadas, de acordo com as quantidades de carboidratos, gordura e proteínas que cada pessoa necessita para tal estratégia.

Alguns alimentos que são interessantes para serem evitados: tudo o que tiver carboidratos: arroz, trigo, milho, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim, frutas (todos os tipos), açúcares, massa, pão, batata, aipim, beterraba, cenoura, leite, mel, bolacha, álcool.

ATENÇÃO: Não se deve ficar por um longo período nesta dieta, pois a principal fonte de energia para o cérebro é a glicose que é obtida através dos carboidratos. A pessoa que fizer esta dieta deve ser acompanhada regularmente por um nutricionista.

Desenvolvido pela nossa nutricionista: Thaís Alves
CRN: 3.52770

Deixe uma resposta