Quais alimentos podem aumentar a produtividade?

aumentar a produtividade

De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária.

A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

A diversidade dietética que fundamenta o conceito de alimentação saudável pressupõe que nenhum alimento específico ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e consequente manutenção da saúde.

A OMS (Organização mundial da saúde) apresentou um estudo que comprova que pessoas que se alimentam adequadamente são 20% mais produtivas do que as que se alimentam mal.

De maneira geral, alimentos ricos em proteínas magras, gorduras saudáveis e fibras são escolhas certeiras, pois são de fácil digestão e não provocam picos de insulina no corpo. Com isso, prolongam a energia e a sensação de saciedade por mais tempo.

Alguns alimentos para serem incluídos no dia a dia, que irão ajudar na produtividade

Café/Chá Verde: Rico em cafeína que aumenta a concentração e mantém os indivíduos motivados.

Frutas vermelhas: Possuem antioxidantes que dão mais disposição.

Oleaginosas: Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, são ricas em antioxidantes, ácidos graxos (ômegas 3 e 6), vitaminas E e B6 e em outros nutrientes importantes para a saúde cognitiva.

Banana: É rica em potássio, fibras e vitamina B6. Outro destaque é o magnésio, que tem relação direta com a diminuição dos níveis de cortisol (conhecido como o hormônio do estresse).

Peixe: Fonte de vitaminas do complexo B, proteínas e também rico em ômega-3, entre outros nutrientes.

Ovos: Rico em vitaminas e proteína, o ovo ajuda a combater o cansaço e contribui ativamente com a reparação das células cerebrais.

Chocolate amargo: Podem ajudar a elevar a produtividade e o raciocínio, através do: magnésio, cobre, manganês, aminoácidos.

Água: Se você não consome a quantidade necessária de água, seu cérebro não alcança o desempenho máximo.

Gostou deste artigo? Aproveite para deixar seu comentário abaixo!

Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770


Deixe uma resposta