A importância do horário das refeições durante a jornada de trabalho

A importância do horário das refeições durante a jornada de trabalho

Tão importante sobre o que comemos, é a hora que fazemos a ingestão das refeições.

O ritmo circadiano (período de 24 horas em que se baseia o relógio biológico) diz que devemos limitar nossa alimentação às primeiras oito a dez horas em que estamos acordados, para dar ao corpo tempo suficiente para digerir a comida, descansar e se recuperar.

Quer dizer que, assim como há um momento ideal para dormir, há um momento ideal para comer, estudar, fazer atividade física etc.

Como se alimentar bem durante a jornada de trabalho?

O café da manhã é uma das principais refeições feitas no dia. Ele pode ajudar ou atrapalhar o restante do seu dia, dependendo da qualidade que é feita ou não feita.

Uma refeição rica em carboidratos simples, pobre em nutrientes, fibras, proteínas e boas gorduras, poderá te trazer falta de saciedade durante o dia, fazendo com que você acumule calorias em outras refeições (como no almoço) devido a fome causada pela falta de saciedade logo cedo.

Desta forma o seu café da manhã pode dizer muito como será seu almoço.

Pular principais refeições pode te trazer deficiências nutricionais, falta de energia, desanimo, fadiga mental, desequilíbrio intestinal.

Por outro lado, ter uma alimentação rica em calorias vazias e super calórica pode acarretar os mesmos sintomas. Sem contar que também acarretará o aumento da glicemia no sangue, logo sentirá aquela sensação de moleza, preguiça, sono, baixo rendimento, fadiga cerebral, acúmulo de gordura e com o tempo acarretará até riscos de doenças cardiovasculares.

Os lanches intermediários também são validos e devem ser bem organizados para que ajudem a controlar a fome, deem estímulo no metabolismo e para que também seja fonte de vitaminas e minerais necessários durante as nossas 24h.

Já no horário do jantar, sentirá as ações que foram realizadas durante todo o dia. Poderá chegar com muita fome ou então com uma fome controlada e se satisfazer com uma alimentação leve.

No período da noite nosso corpo já está preparado fisiologicamente para gastar menos (diminui metabolismo), sabendo que logo irá entrar em repouso.

Escolha manter uma alimentação mais limpa, nutritiva, organizada e perceba a mudança de disposição, bem-estar, funcionamento cerebral, criatividade e rendimento, além de manter sua saúde sempre da melhor forma evitando doenças e intercorrências com a saúde no seu dia a dia.

Lembre-se que cada ser humano é único e possui sua individualidade. Procure sempre um profissional especializado para te auxiliar em mudanças e melhorias em sua saúde.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades aqui do blog!

Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770

Deixe uma resposta