Como funciona o People Analytics no Recrutamento e Seleção

Como funciona o People Analytics no Recrutamento e Seleção

O uso do People Analytics no Recrutamento e Seleção pode otimizar as contratações e garantir que as pessoas admitidas para trabalhar na empresa tenham um melhor fit cultural com a organização.

Com o uso de tecnologias de Big Data, entre outros recursos, a utilização de dados pode facilitar e agilizar muito o recrutamento e seleção, uma das atividades mais importantes do setor de recursos humanos.

Neste artigo, vamos explicar como o funciona o People Analytics no Recrutamento e Seleção, para que você possa colocar essa técnica em prática na sua empresa. Antes disso, convém compreender mais sobre esse conceito. Acompanhe!

Entenda o que é o People Analytics

Podemos definir o People Analytics como um processo que envolve a análise e a organização de dados de pessoas, para facilitar os processos e as tomadas de decisões nas empresas.

Além dos processos internos, como criação de políticas de cargos e salários e estratégias de endomarketing, por exemplo, o People Analytics é interessante para o desenvolvimento de melhores processos de recrutamento e seleção.

Quem trabalha com RH sabe a importância de fazer boas contratações para as empresas. Mais do que trabalhadores competentes e que cumpram os requisitos das vagas, é preciso contratar pessoas que tenham fit com a companhia.

Ou seja, deve-se garantir que os colaboradores tenham valores similares aos da empresa, para evitar um alto índice de turnover, por exemplo. O People Analytics no Recrutamento e Seleção pode ajudar nesse sentido.

Veja como aplicar o People Analytics no Recrutamento e Seleção

O People Analytics no Recrutamento e Seleção pode ser muito útil!

Com esse recurso é possível encontrar o perfil desejado com muito mais facilidade e rapidez.

Confira, na sequência, algumas maneiras de utilizar o People Analytics para fazer a contratação de pessoas!

Rastreamento das informações dos candidatos

É bem provável que a sua empresa tenha um banco de talentos com muitos currículos, não é mesmo?

Quando é chegado o momento de fazer uma contratação, no entanto, se leva muito tempo para ler todos os documentos e selecionar quais deles cumprem os requisitos para as vagas.

Já existem softwares de People Analytics no Recrutamento e Seleção que podem ajudar muito nesse sentido.

Por meio de perguntas ou filtros, é possível encontrar apenas os currículos que se enquadram nas especificações desejadas.

Imagine que uma empresa precisa contratar uma secretária e que os pré-requisitos para o cargo seja ter curso superior em Administração completo e ser fluente em língua inglesa.

Nesse caso, tal filtro pode ser aplicado no sistema.

Assim, apenas os currículos de pessoas que têm essa formação acadêmica serão selecionados, podendo ser chamados para entrevistas posteriormente. Isso agiliza muito o trabalho realizado pelo recrutador.

Verificação de experiências e analisar empregos anteriores

O People Analytics no Recrutamento e Seleção também é importante para verificar as experiências e analisar os empregos anteriores dos candidatos.

Você pode filtrar os dados e buscar informações acerca do tempo médio que determinada pessoa ficou nos últimos lugares em que trabalhou.

A partir disso, pode desenvolver análises. Se uma pessoa ficou poucos meses em todos os empregos anteriores, nunca ultrapassando o período de experiência, por exemplo, pode ser um indicador de que ela não é muito comprometida com o trabalho. 

É claro que isso precisa ser analisado com mais precisão, fazendo ligações telefônicas para as empresas em que o indivíduo trabalhou anteriormente ou esclarecendo as questões com o próprio candidato, por exemplo.

Porém, os dados dão os caminhos para que a contratação seja mais eficiente.

Realização de análise comportamental

Até mesmo análises comportamentais, utilizando conceitos da psicologia podem ser feitos por meio do People Analytics no Recrutamento e Seleção.

Os candidatos podem fazer testes, como o palográfico, por exemplo, e ter as informações analisadas por um programa.

Isso agiliza o trabalho do psicólogo que faz a análise comportamental. Fica mais rápido e eficiente metrificar as habilidades que cada candidato tem e que podem ser úteis para os cargos que estão em aberto na companhia.

Garantia de diversidade no quadro de colaboradores

Cada vez mais as empresas buscam apostar na diversidade no quadro de colaboradores. É uma tendência que os quadros sejam variados, com pessoas de diferentes origens culturais, costumes, gênero, orientação sexual, raça etc.

No entanto, o recrutamento por diversidade é um desafio para muitas organizações. Com os dados certos, é possível rastrear informações sobre os candidatos, conforme eles publicam em suas redes sociais, por exemplo. 

Logo, será possível contar com a diversidade ao contratar e ter uma empresa plural, que valoriza todas as pessoas, sem fazer nenhum tipo de distinção.

Além dos colaboradores se desenvolverem mais como humanos, tendo que conviver com diferentes formas de pensamento, a sua empresa também será mais bem-vista no mercado.

Visualização dos dados em gráfico

Existem diversos dados que podem ser analisados em uma estratégia de People Analytics no Recrutamento e Seleção. Porém, para melhor executá-las, é recomendado que os números sejam transformados em gráficos, para que se possa ter uma visão holística mais elaborada.

Os dados levantados, portanto, podem ser transformados em gráficos, em formato de lista ou de pizza, como o recrutador preferir.

Alguns softwares já possibilitam esse recurso, que facilita ainda mais as atividades dos profissionais de RH.

É assim que funciona o People Analytics no Recrutamento e Seleção.

Agora que já sabe mais sobre o tema, considere implementar essa metodologia inovadora em sua empresa e ter um RH ainda mais estratégico e bem estruturado.

Aproveite e assine a nossa newsletter, para que possa receber mais conteúdos relevantes como este no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *