As principais tendências da contabilidade para 2021

tendências da contabilidade para 2021

Com a chegada de um novo ano, é importante que você, contador, esteja por dentro das tendências da contabilidade para 2021.

Assim, poderá preparar o seu escritório para os próximos meses e conquistar mais resultados positivos para os seus clientes.

Lembre-se que o processo de aprimoramento e aperfeiçoamento é constante!

Por isso, convém pesquisar quais são as novidades do setor contábil, para ter melhores rendimentos na carreira.

7 principais tendências da contabilidade para 2021

O avanço tecnológico é o que deve nortear as tendências da contabilidade para 2021. Muito disso ocorre por conta das grandes mudanças que as nossas vidas tiveram durante o ano de 2020.

A seguir, apresentaremos o que deve estar em alta para a contabilidade, no decorrer de 2021. Acompanhe!

1. Transformação digital

Se tem uma coisa que aprendemos em 2020 foi que as empresas precisam estar preparadas para trabalhar digitalmente. A pandemia da Covid-19 fez com que as organizações fossem obrigadas a descobrir novas ferramentas para continuar operando, agora a distância, para manter o isolamento social, melhor medida protetiva contra o novo coronavírus.

As empresas aprenderam que é preciso ser digital para sobreviver nos dias de hoje e essas mudanças devem seguir em curso, mesmo após o fim da pandemia. Por isso, é muito importante que os escritórios de contabilidade pensem em maneiras para se digitalizar.

A transformação digital, cabe lembrar, não se caracteriza apenas por inserir recursos tecnológicos no escritório. Trata-se de um fenômeno cultural, ou seja, o pensamento deve ser digital, mais ágil, prático e com foco na estratégia.

2. Ferramentas de comunicação

Entre as tendências da contabilidade para 2021 também estão as ferramentas de comunicação, que também fazem parte do universo da transformação digital. A tecnologia aproxima os clientes dos contadores e isso é muito bom para ambas as partes.

Existem diversos recursos de comunicação digital, como aplicativos mensageiros, de videoconferência, entre outros. Esses itens permitem que os contadores possam trocar informações, esclarecer dúvidas dos clientes, e prestar um trabalho de consultoria muito mais eficiente.

Apostar em melhorias para a comunicação, sem dúvida, é uma excelente ideia para conquistar mais espaço como contador!

3. Integração de sistemas

Antigamente era comum que as empresas tivessem vários programas, cada um para uma finalidade específica. Atualmente, trabalha-se com a ideia de integração de sistemas, com várias funcionalidades integradas aos ERPs.

O mesmo programa serve para fazer relatórios financeiros, fluxo de caixa, controle de estoque, entre outras atividades. Para o setor contábil, isso é muito bom.

Imagine, por exemplo, uma indústria que está comprando matéria-prima para produzir os produtos que comercializa. Quando o fornecedor entrega os itens adquiridos, o responsável pelo recebimento já dá a entrada da nota fiscal no sistema.

De forma automatizada, todas as informações acerca de impostos que incidem sobre a mercadoria, por exemplo, serão apuradas. Isso facilita muito o trabalho do contador, que terá apenas que conferir se tudo está realmente certo.

Isso evita que a empresa pague menos impostos do que é necessário e seja acusada de sonegação fiscal, por exemplo. O trabalho do contador fica muito mais eficiente e menos suscetível a erros.

4. Computação em nuvem

Assim como em praticamente todas as áreas do meio empresarial, a computação em nuvem é a peça-chave para as mudanças e tendências da contabilidade para 2021.

Por meio dos recursos de computação em nuvem, as pessoas se viram livres dos cabos e fios para desenvolverem as suas atividades.

Isso porque os sistemas podem ser acessados em qualquer lugar em que haja acesso à internet e não apenas nos computadores da empresa.

Para a contabilidade, deve crescer cada vez mais a cultura do anywhere office, ou seja, o trabalho realizado em qualquer local.

De tal maneira, o contador poderá trabalhar em sua casa, em coworkings, em cafeterias, em bibliotecas e em qualquer espaço que desejar.

Deve crescer, inclusive, o número de contadores que não tem um escritório em uma sede física. Atualmente, isso é possível, graças às ferramentas de computação em nuvem.

5. Robôs contadores

Os robôs contadores são serviços de inteligência artificial que desenvolvem atividades burocráticas,  permitindo então, que os profissionais de contabilidade foquem em atividades mais estratégicas.

Já existem softwares que cruzam os dados do histórico e fluxo contábil das empresas, por exemplo.

Eles ainda incorporam essas informações ao sistema tributário brasileiro e fazem a interpretação dos documentos e guias, para que os pagamentos sejam feitos de forma correta. 

6. Personalização dos serviços

Como contador, você deve saber que cada tipo de empresa tem necessidades específicas, no que se refere aos serviços contábeis.

Por isso, é interessante escolher um nicho de mercado e se especializar para atender a um público-alvo.

Existem contadores que estão se dando muito bem atendendo pequenas empresas, que necessitam de poucos serviços contábeis.

Ao mesmo passo, outros profissionais podem focar em atender grandes organizações e ter um número reduzido de clientes, porém, cobrando mais pelos seus honorários.

7. Presença na internet

Marcar presença na internet é muito importante para um contador se dar bem nos dias de hoje. Isso porque os meios eletrônicos aproximam os profissionais das pessoas que buscam por esse tipo de serviço.

Ter contas nas redes sociais, por exemplo, e postar dicas de assuntos pertinentes, como a declaração do imposto de renda, é uma boa maneira de atrair a atenção dos usuários e conquistar mais clientes.

Pronto para colocar em prática as principais tendências da contabilidade para 2021? Comece o mais breve possível e tenha um escritório inovador!

Também assine a nossa newsletter, para sempre estar por dentro das novidades do setor contábil!