Como equilibrar a alimentação no Home Office?

alimentação no home office

Nos dias de hoje trabalhar em casa é uma realidade que já está estabelecida na rotina.

Porém, para grande parte das pessoas, fazer home office pode ser sinônimo de grandes desafios, como encontrar o local adequado, evitar distrações, trabalhar em excesso e se alimentar de forma saudável.

Segundo o Guia Alimentar para População Brasileira, comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos.

Portanto, refeições adequadas e saudáveis feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário.

Não é porque estamos em casa que os horários das refeições não devam ser respeitados.

Mantenha a rotina de fazer as principais refeições do seu dia, café da manhã, almoço e jantar, adequadamente.

Como se estivesse na rotina anterior, de ir para empresa.

A alimentação contribui diretamente na imunidade, concentração, disposição e rendimento. Priorize alimentos in natura, consuma vegetais e frutas variados e da época.

Anote algumas dicas que fazem a diferença para equilibrar a alimentação no home office

  • Tenha uma garrafinha de água à mão, e vá controlando a ingestão de água durante o dia.
  • Invista em marmitas caseiras. Para otimizar o seu horário de almoço, prepare marmitas na noite anterior (e guarde na geladeira) ou até mesmo no fim de semana (e congele).
  • Escolha opções nutritivas. No home office, aquelas balinhas e bolachas recheadas de chocolate guardadas no fundo do armário parecem irresistíveis no meio da tarde, mas uma fruta, por exemplo, será muito mais nutritiva ao seu organismo. Portanto, tente trocar alimentos pobres em nutrientes por opções mais saudáveis e naturais.
  • Determine horários para refeições, essa dica é válida tanto para o tempo gasto durante o home office para se alimentar quanto a quantidade de comida ingerida. Além de uma pausa ser recomendada para que você possa descansar e comer tranquilamente e sem pressa.
  • Abasteça a casa com alimentos saudáveis, Fica um tanto quanto difícil se alimentar bem quando não temos alimentos saudáveis disponíveis. Sendo assim, mantenha a sua geladeira abastecida com frutas, verduras, legumes e proteínas, como carnes e ovos.
  • Faça lanchinhos saudáveis, nesse caso, aposte em frutas picadas, como maçã, pera, melão e melancia, pipoca sem gordura e mix de oleaginosas. Esses são snacks saudáveis, que ajudam a manter a energia sem comprometer a saúde.
  • Acima de tudo tenha organização para poder seguir as dicas e ter uma vida mais saudável.

Gostou das dicas para equilibrar a alimentação no home office? Aproveite para assinar a newsletter do blog e ficar por dentro de todas as novidades.

Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770

Deixe uma resposta