Tudo que o RH precisa saber sobre os novos modelos de trabalho

Modelos de trabalho

A pandemia da Covid-19 impactou as empresas das mais diversas formas.

Nos primeiros meses do distanciamento social, quando houve uma quarentena mais intensa, a maioria das companhias precisou fechar as portas e apostar em novos modelos de trabalho, como o home office.

É bem provável que, mesmo quando a calamidade pública da saúde mundial for totalmente solucionada, os trabalhos realizados a distância ou de forma híbrida sigam em alta.

Isso já vem sendo apontado pelos especialistas desde os primeiros meses da pandemia.

Segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, o número de empresas com home office deve crescer em 30% após a pandemia.

Para quem trabalha com RH, portanto, conhecer sobre esses novos modelos de trabalho é muito relevante.

Novos modelos de trabalho que o RH precisa conhecer

Veja, a seguir, alguns dos novos modelos de trabalho que devem ser tendência para as empresas nos próximos anos.

Home office

O home office é o trabalho realizado na casa do colaborador.

Também chamado de teletrabalho, essa modalidade já está regulamentada no Brasil desde 2017, quando o ex-presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.467, conhecida como a Reforma Trabalhista. 

Para que o trabalho em home office seja eficiente, é interessante que as empresas invistam em ferramentas tecnológicas para tal.

Softwares de computação em nuvem e sistemas para videoconferência, por exemplo, são necessários.

O profissional de RH tem o dever de orientar o trabalhador que atua em home office para que seja feito um controle da jornada de trabalho e das horas extras. Existem sistemas que facilitam essa tarefa.

Anywhere office

No Brasil, está ganhando força uma modalidade de trabalho que já é bastante conhecida em outros países, principalmente na Europa.

Trata-se do desenvolvimento de uma cultura chamada de anywhere office.

Como o próprio nome em inglês sugere, no anywhere office o trabalho pode ser realizado em qualquer local.

De tal maneira, não há a necessidade das atividades dos colaboradores serem feitas apenas na sede da empresa ou na casa dos colaboradores.

O trabalho pode ser feito em coworkings, em espaços públicos, em bibliotecas, em cafeterias ou em qualquer outro espaço em que haja conexão com a internet.

Trabalho híbrido

O trabalho híbrido é similar ao anywhere office, mas um pouco mais formatado.

A ideia é que os colaboradores tenham algumas rotinas que devem ser feitas na sede da empresa e outras em qualquer lugar.

Uma reunião presencial pode ser feita na sede da empresa, quando um cliente solicitar, por exemplo.

No entanto, outras atividades podem ser realizadas a distância, sem qualquer prejuízo.

Tanto nas modalidades de anywhere office, quanto no teletrabalho, a empresa e o colaborador podem pactuar a responsabilidade sobre equipamentos eletrônicos, instruções de saúde, segurança etc.

A companhia pode definir um valor extra mensal a ser pago para os colaboradores, para que eles possam fazer a manutenção de seus equipamentos de trabalho, como os notebooks e os smartphones, por exemplo.

O papel do RH nos novos modelos de trabalho

Com o surgimento dos novos modelos de trabalho, o setor de RH segue relevante, realizando tarefas importantes para a companhia, como o recrutamento e seleção de novos colaboradores. 

Além disso, pode desenvolver eventos e programas para  que os colaboradores possam adquirir novas competências, necessárias para as novas modalidades de trabalho.

A gestão do tempo, a agilidade, a visão analítica, entre outras soft skills se tornaram uma necessidade básica para os colaboradores das companhias.

O papel do RH agora também é monitorar como isso está se desenvolvendo entre os colaboradores.

Recursos como o people analytics podem ser implementados, para que isso possa ser monitorado e metrificado mais facilmente no setor.

Além disso, tais dados podem servir para verificar o engajamento dos colaboradores com a cultura organizacional e gerar um senso de pertencimento à companhia.

Exemplos de ações que podem ser desenvolvidas pelo novo RH

O RH segue sendo a ponte entre a empresa e os seus colaboradores. Por isso, mesmo com a adoção de novos modelos de trabalho, o setor ainda tem muita relevância.

Exemplos de ações que podem ser desenvolvidas pelo novo RH podem ser inspirados nas novas necessidades que os colaboradores têm.

Pesquisas, como uma recentemente publicada pela Fundação Dom Cabral, podem ajudar nesse sentido. Veja alguns exemplos!

Auxílio na adaptação de espaços domésticos

De acordo com o estudo citado, 38% dos trabalhadores remotos não têm um espaço destinado para trabalhar em casa.

Eles acabam desenvolvendo as suas atividades na mesa da cozinha ou no sofá da sala, por exemplo, algo que é pouco recomendado.

O RH pode buscar soluções para esse tipo de problema. Como comentamos, é possível destinar um auxílio mensal para que os colaboradores façam os investimentos necessários em infraestrutura.

Fazer assinaturas em plataformas de coworkings, que possibilitem aos trabalhadores encontrar espaços próximos às suas casas para trabalhar também é uma alternativa.

Cuidados para evitar o desalinhamento da rotina

O RH também pode desenvolver atividades para que os colaboradores evitem o desalinhamento da rotina.

Segundo o estudo anteriormente citado, 20% dos trabalhadores remotos não fazem longas pausas ao longo do dia, como no horário de almoço, por exemplo.

Isso faz com que eles terminem o trabalho mais cedo, mas muito mais cansados. Além da perda na qualidade das tarefas, esse cenário também favorece o surgimento de doenças psicológicas, como a síndrome de Burnout.

Nesse caso, o RH pode desenvolver programas, como eventos online em grupo, workshops, entre outras atividades, falando sobre a importância de seguir uma rotina regrada, mesmo em home office.

Especialistas como psicólogos, médicos, nutricionistas, entre outros podem ser convidados para ministrar pequenas palestras e repassar dicas e cuidados que os colaboradores precisam ter.

Sem dúvida, os novos modelos de trabalho impactaram muito o RH e contribuíram para que o setor tenha avanços.

Ficar de olho nas novas responsabilidades e funções é importante, para que você siga desenvolvendo as suas atividades com maestria.

Agora conte para gente: como o seu trabalho como gestor de RH foi modificado com os novos tipos de trabalho que surgiram e foram impulsionados pela pandemia? Deixe um comentário no espaço abaixo!