Chás que controlam a ansiedade

A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos, podendo ser benéfica ou prejudicial à saúde do ser humano. 

Isso depende das circunstâncias ou intensidade, podendo afetar o funcionamento psíquico e corporal, comprometendo a qualidade de vida.

A prática de exercícios físicos e a alimentação podem ser bons aliados no combate à ansiedade, e nesse processo os chás podem ajudar de diversas formas, inclusive consumidos como parte do tratamento da forma mais natural e saudável.

Quais são os sintomas da Ansiedade?

Dentre os principais sintomas da Ansiedade, alguns se destacam. Vamos apresentar quais são eles agora:

  • Insônia;
  • Falta de ar;
  • Dores musculares;
  • Dores de estômago;
  • Compulsão alimentar.

Como tratar os sintomas de ansiedade?

Você consegue sim tratar os sintomas de Ansiedade (e melhor ainda, com chás)! Separamos ótimas chás que controlam a Ansiedade para você incluir na sua rotina.

Chá de valeriana: conhecida como chá para acalmar, a valeriana pode contribuir para a redução dos quadros de ansiedade, além de favorecer a melhora da qualidade do sono. O chá é feito com a raiz e o caule.

Chá de camomila: possui ação sedativa leve, ajuda a controlar a ansiedade e combater a insônia. Também é um bom chá para ansiedade na gravidez com moderação. É feito com as flores e pode ser consumido durante o dia e à noite, antes de dormir.

Chá de mulungu: pode ajudar a combater quadros leves de ansiedade, atuando como um suave calmante. Também melhora a qualidade do sono e combate a insônia. É feito a partir da casca da planta, que deve ser fervida com a água por 5 minutos. Depois basta coar e consumir quente ou frio.

Chá de melissa: também conhecida como erva-cidreira, possui propriedades tranquilizantes, combate quadros leves de ansiedade, sem comprometer as atividades diárias ou aumentar a sonolência. Para fazer o chá, são utilizadas as flores. Pessoas com pressão baixa devem usar com cautela.

Chá de maracujá: ao contrário do que muitos pensam, é feito a partir da folha de maracujá e não do fruto, e tem ação calmante leve, controlando a ansiedade. O excesso pode causar sonolência, por isso é indicado consumir de uma a duas xícaras ao dia. 

Como prepará-los?

Quando feito com as folhas ou flores, é só aquecer a água até levantar fervura (mas não deixar ferver), adicionar a água sobre a erva e abafar por 10 minutos. 

No caso de cascas e caules, ferva a água, adicione a planta e ferva por 5 minutos. Depois desligue, coe e consuma quente ou frio. Não adicione açúcar.

Gostou das dicas? Vai preparar os chás? Convidamos você a assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do Blog da TÁ PAGO.

Por nutricionista Thais Alves (CRN 52770).

Deixe uma resposta