Como escolher uma plataforma de gestão de benefícios?

Você já considerou contratar uma plataforma de gestão de benefícios em sua empresa? Isso é muito relevante, tendo em vista que as vantagens oferecidas pelas organizações são um fator muito importante na relação entre empregadores e funcionários.

Na cultura brasileira, os benefícios são incorporados ao salário, fazendo com que eles tenham ainda mais relevância. No entanto, para que as vantagens sejam concedidas, é necessário escolher uma plataforma ideal, evitando que problemas ocorram.

Para ajudá-lo nesse processo, listaremos pontos importantes que devem ser analisados na tomada de decisão, para que você possa escolher a empresa mais adequada.

Antes disso, convém reforçar o seu conhecimento acerca do que se trata uma plataforma de gestão de benefícios. Acompanhe, a seguir!

Entenda o que é uma plataforma de gestão de benefícios

A plataforma de gestão de benefícios é um programa em que os gestores de RH podem lançar e acompanhar as vantagens que são oferecidas aos colaboradores da empresa.

Por meio desse recurso, é possível automatizar processos, como o depósito dos valores dos vales-alimentação e refeição na conta ou cartão de cada colaborador, por exemplo.

Fazer todos esses procedimentos de forma manual, leva bastante tempo e exige muito dos profissionais de RH, que precisam investir longos períodos na construção de planilhas e realização de cálculos. Com o software, tudo isso é realizado automaticamente.

Veja o que observar ao escolher uma plataforma de gestão de benefícios

Existe uma série de itens que devem ser observados ao escolher uma plataforma de gestão de benefícios. Saiba mais sobre cada um deles!

Taxas para concessão

É importante que você verifique qual é a taxa para utilização do serviço e como a cobrança é realizada. Deve-se observar os valores cobrados sobre cada benefício e também o total, que é a soma de todas as taxas.

Vale destacar que existem opções de plataforma de gestão de benefícios que são gratuitas no mercado. Dessa maneira, você poderá economizar, caso escolha uma das alternativas que não cobram taxas para a execução dos serviços.

Pagamento dos benefícios

Verifique também se os pagamentos dos benefícios devem ser feitos antes ou depois da liberação dos valores para os colaboradores.

Isso é importante para que você possa se planejar e não ter um “furo” nas verbas destinadas para os pagamentos dos benefícios para os funcionários.

Agilidade na contratação

Quando falamos em agilidade, estamos nos referindo à facilidade de contratação. É relevante que seja escolhida uma plataforma de gestão de benefícios pouco burocrática, para que não se levem dias ou até semanas para que você possa utilizar os serviços.

Também dê preferência para os sistemas que são livres de imposições e que não cobram multas rescisórias, caso você fique insatisfeito ou precise cancelar o serviço por qualquer motivo.

Prazo e custos para emissão de cartões

É importante pontuar qual é o tempo médio e custos para a emissão de novos cartões, considerando a emissão de 2ª via ou admissão de novos funcionários.

Aqui também é relevante considerar as plataformas que não trabalham com cartões, mas sim opções mais modernas e baratas, como os apps. De tal maneira, basta que os novos colaboradores sejam cadastrados e baixem os aplicativos em seus celulares para começar a ter acesso aos benefícios.

Geração de benefícios

Observe se o processo de benefícios na plataforma é simples, fácil e descomplicado. De tal maneira, você pode evitar a contratação de serviços que são muito burocráticos no momento do cadastramento das informações.

Também veja se é necessário acessar mensalmente o sistema para que o procedimento seja realizado, bem como se isso precisa ser feito com muita antecedência. Dê preferência sempre para as opções mais ágeis e que permitam a otimização do seu tempo.

Suporte e atendimento

Veja quais são os canais de atendimento que a empresa disponibiliza para o esclarecimento de dúvidas, recebimento de sugestões etc. Quanto mais opções forem disponibilizadas, melhor.

Recomenda-se que também seja verificada a rapidez do retorno dado às demandas levantadas. Isso é relevante, uma vez que não adianta estar presente em muitos canais de comunicação, mas oferecer um atendimento deficitário.

Relatórios financeiros

Certifique-se de que na plataforma de gestão de benefícios há relatórios e informações importantes para métricas e análises.

Esses documentos são muito importantes, uma vez que representam a quantidade de dinheiro que se investe em benefícios aos colaboradores, possibilitando que o RH analise se os resultados alcançados são positivos.

Treinamento

É importante que haja um treinamento ou materiais de apoio que facilite a compreensão do uso da plataforma de gestão de benefícios.

Portanto, verifique se essa possibilidade é ofertada para que você, os colaboradores e as demais pessoas que trabalham no RH possam utilizar o sistema com facilidade.

Rede conveniada

Valide a rede conveniada, ou seja, os estabelecimentos que aceitam os benefícios fornecidos pela empresa.

No caso de vales-alimentação e refeição, por exemplo, veja quais são os supermercados e restaurantes que os aceitam e se as opções são viáveis ou agradarão aos seus colaboradores.

Centralização de benefícios

O ideal é que a empresa ofereça o máximo de benefícios possíveis, de forma descomplicada.

Por isso, veja quais benefícios serão possíveis de gerir por meio da empresa e se eles serão centralizados ou separados por meio de painéis de controle.

Conheça a TÁ PAGO

A TÁ PAGO é uma plataforma de gestão de benefícios que pode ser muito vantajosa para a sua empresa. Proporcionamos a economia de tempo e dinheiro para as companhias, uma vez que tudo é automatizado.

Já os colaboradores, poderão comprar nos principais estabelecimentos, sem usar cartões. Tudo é feito via celular! Quer saber mais sobre a nossa plataforma de gestão de benefícios? Então acesse o site da TÁ PAGO agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *