Veja os principais benefícios oferecidos pelas empresas

Dizem que se uma organização deseja oferecer um bom atendimento aos seus clientes, primeiramente precisa investir nos funcionários. Tal afirmativa se deve ao fato de que os benefícios oferecidos pelas empresas têm o poder de motivar os colaboradores e aumentar a produtividade.

Isso reflete na forma como os clientes são impactados ao entrarem em contato ou fazerem negócios com a companhia. Veja mais informações sobre o tema, a seguir!

A importância de investir em um programa de benefícios

A gestão de benefícios traz diversas vantagens para as empresas. São exemplos:

  • implementação de programas de endomarketing;
  • fortalecimento da cultura da empresa;
  • melhora no clima organizacional;
  • diminuição do turnover;
  • redução das faltas;
  • entre outros.

Todas essas otimizações proporcionam que as empresas sejam mais produtivas e gerem um impacto positivo para os seus clientes ou consumidores. Portanto, também há um aumento da lucratividade.

É preciso que as empresas entendam que os programas de benefícios não são um gasto, mas sim um investimento em seu time interno, que reflete em melhorias para o público externo.

Os principais benefícios oferecidos pelas empresas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de investir em vantagens para os colaboradores, precisa saber quais são os principais benefícios oferecidos pelas empresas.

A ideia é que você entenda como esses recursos funcionam, para que possa implementá-los na sua organização. Confira, na sequência!

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um valor oferecido aos colaboradores para que comprem gêneros alimentícios para consumo em suas casas. Frutas, verduras, itens de padaria, carnes, entre outros itens vendidos em supermercados, quitandas e mercearias são exemplos de produtos que podem ser comprados com esse benefício.

Habitualmente as empresas utilizam um cartão de vale-alimentação para os seus colaboradores. Porém, hoje em dia, esse recurso já está ultrapassado, tendo em vista que existem recursos mais modernos, como os aplicativos.

Existem apps em que o valor do vale-alimentação é disponibilizado aos colaboradores, e para comprar nos estabelecimentos conveniados, basta informar o CPF no caixa. Dessa forma, o valor gasto é descontado do saldo do funcionário.

Vale-refeição

Muitas pessoas fazem confusão e pensam que vale-alimentação e vale-refeição são sinônimos, porém, se tratam de benefícios diferentes. No primeiro caso, conforme explicamos, o valor é destinado para comprar alimentos em supermercados e outros estabelecimentos do tipo.

Já o vale-refeição é destinado para comprar refeições prontas, para consumo nos intervalos das jornadas de trabalho. De tal maneira, o colaborador recebe uma verba para gastar em restaurantes, bares e lanchonetes.

Assim como acontece com o vale-alimentação, atualmente, é possível substituir os já ultrapassados cartões de vale-refeição por um aplicativo.

A TÁ PAGO é um exemplo de app que serve para que os colaboradores tenham acesso ao vale-alimentação e vale-refeição de forma prática e rápida. Assim, se elimina o uso de cartões e se dá muito mais agilidade para os pagamentos.

O funcionamento é exatamente o mesmo: ao pagar pelo prato consumido em um restaurante, o funcionário informa o seu CPF para o atendente e o valor é descontado do saldo disponibilizado no aplicativo.

Os gestores de RH podem utilizar a plataforma da TÁ PAGO, que serve para administrar o que é disponibilizado aos funcionários pelo app. É possível fazer a liberação programada e automática de benefícios, por exemplo.

Vale-transporte

O vale-transporte é um valor disponibilizado aos trabalhadores para percorrerem o trajeto entre as suas casas e a sede da empresa. Geralmente esse recurso é pago em espécie, junto ao salário, ou por meio de cartões.

É possível que o vale-transporte seja utilizado para que os colaboradores paguem passagens de ônibus, trem, metrô ou outro meio de transporte que utilizem até o trabalho. 

Convênio médico

Entre os benefícios oferecidos pelas empresas que mais são populares está o convênio médico. Com esse recurso, os colaboradores recebem coberturas para consultas médicas e realização de exames e procedimentos.

O convênio médico é muito importante, tendo em vista que os funcionários terão fácil acesso aos serviços de saúde.

Geralmente os convênios têm profissionais de diversas especialidades cadastrados, como psiquiatras, dermatologistas, oncologistas, ginecologistas, neurologistas, urologistas etc. De tal maneira, a saúde do colaborador poderá ser trabalhada em sua totalidade.

Um diferencial é quando o convênio médico não é oferecido apenas para o funcionário, mas também para seus familiares de primeiro grau, como cônjuges e filhos.

Convênio odontológico

Além do convênio médico, o plano odontológico também figura entre os principais benefícios oferecidos pelas empresas. Nesse caso, são firmadas parcerias com operadoras ou diretamente com clínicas de dentistas.

A ideia é oferecer aos colaboradores, a possibilidade de consultarem um dentista periodicamente, para que tenham uma melhor saúde bucal.

Algumas coberturas também possibilitam tratamentos com o uso de aparelhos ortodônticos, clareamentos, procedimentos estéticos etc.

Assim como ocorre com os planos de saúde, o convênio odontológico pode ser oferecido para os familiares dos colaboradores. De tal maneira, toda a família dos funcionários poderá usufruir desse benefício.

Vale-cultura

Quando falamos em benefícios oferecidos pelas empresas, outro item que tem se tornado bastante popular é o vale-cultura. Trata-se de um valor destinado para que os colaboradores tenham acesso a atividades culturais.

O objetivo desse vale é que os funcionários possam utilizar o dinheiro para comprar ingressos para o cinema ou teatro, livros ou revistas, pagar mensalidades de serviços de streaming de vídeos ou músicas etc.

Apresentamos aqui alguns dos principais benefícios oferecidos pelas empresas. Esperamos que você possa ter tido insights para utilizar na sua companhia!

Compartilhe este artigo em suas redes sociais! Dessa maneira, mais pessoas conhecerão sobre os benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores das empresas.

Deixe uma resposta