Assim como acontece com todas as demais áreas do conhecimento, as ciências contábeis estão sendo cada vez mais impactadas pelas novas tecnologias.
A chamada contabilidade digital já é uma realidade e está cada vez mais presente no dia a dia dos contadores e de seus clientes.
O conceito de contabilidade digital, no entanto, vai muito além de simplesmente trocar alguns e-mails com o cliente.
Ele tem foco no ganho de produtividade e no desenvolvimento de ações cada vez mais estratégicas.
A contabilidade digital é uma tendência para o ano de 2021. Por isso, compreender mais sobre o tema é tão relevante para o seu negócio.
Esclareceremos, na sequência, sobre o que isso se trata, quais são as suas características e como colocar em prática no seu escritório.
O que é a contabilidade digital?
A contabilidade digital pode ser definida como a otimização dos serviços contábeis por meio da internet e dos sistemas de gestão.
O conceito envolve, portanto, ferramentas de automação, inteligência artificial, machine learning, big data etc.
É importante destacar, no entanto, que o uso dos recursos computacionais na contabilidade não pretende substituir a figura do contador e seus auxiliares.
A ideia é que esses profissionais possam ter suporte da tecnologia para desenvolver as suas atividades mais facilmente e sem erros.
Logo, a contabilidade digital não é uma ameaça para o departamento contábil, mas sim uma grande oportunidade para que os contadores possam escalar os seus trabalhos e conseguir mais resultados na profissão.
Quais são as características da contabilidade digital?
A principal característica da contabilidade digital é a adoção de softwares para agilizar e facilitar a comunicação entre cliente e contador.
Por meio de sistemas de gestão é possível fazer o controle automático das notas fiscais que dão entrada e são expedidas pela empresa, fazer o controle dos pagamentos de impostos, calcular os salários dos funcionários etc.
Ao adotar um sistema, o contador poderá acessar as informações financeiras de seus clientes facilmente, sem ter que se debruçar sobre uma pilha de papel enorme ou abrir diversas planilhas, perdendo muito tempo procurando os dados que necessita.
Em suma, as tarefas burocráticas, como a gestão da folha de pagamento, a conciliação bancária e a gestão tributária serão executadas pelos sistemas de inteligência artificial.
Já a parte estratégica da contabilidade, segue sendo realizada pelos operadores humanos.
Como os contadores podem aplicar essa modalidade em seus consultórios?
Para você aplicar a contabilidade digital no seu escritório, é interessante que desenvolva algumas ações. Confira!
Migre para uma cultura digital
A primeira coisa que deve ser pensada para revolucionar o seu escritório de contabilidade é a migração para uma cultura digital. Para os profissionais mais novos isso acontece de forma natural, tendo em vista que essas pessoas já cresceram em um cenário envolto por inovações tecnológicas.
No entanto, para os contadores mais experientes isso pode ser um desafio. Se for esse o caso, é preciso analisar a situação e refletir sobre como a tecnologia pode desenvolver as atividades tradicionais de maneira inovadora.
O pensamento dos profissionais da contabilidade deve ser digital! Sempre que for realizar uma atividade, busque uma maneira mais simples de executá-la, tendo sempre o suporte da tecnologia.
Busque por soluções que facilitem o seu trabalho
Existem diversas soluções que facilitam o trabalho dos profissionais da contabilidade e que podem ser adotadas pelo seu escritório. Uma delas são os sistemas para controle dos pagamentos de benefícios, como o vale-alimentação e o vale-refeição, dos funcionários das empresas.
Porém, antes de contratar uma nova tecnologia do tipo, convém verificar se ela é realmente eficiente.
Em sistemas como o da Alelo e o da Sodexo, os contadores devem entrar mensalmente em uma plataforma para gerar os benefícios dos funcionários dos seus clientes.
Isso é feito por meio de um agendamento e a emissão de um boleto, que precisa ser pago antecipadamente.
Somente quando o boleto for pago pelo seu cliente e compensado pelo banco é que o dinheiro cairá na conta dos colaboradores.
Apesar dessas serem soluções que envolvem a tecnologia, elas não caracterizam a contabilidade digital!
Que precisa trazer resultados realmente inovadores! Não basta transpor a burocracia do papel para as telas para que algo possa ser considerado uma inovação.
Um exemplo de sistema do mesmo tipo e que realmente é eficiente e condizente com a realidade da contabilidade digital é o da TÁ PAGO.
Com esse programa, o processo de pagamento de benefícios é totalmente automatizado.
Ele permite que o contador programe a liberação dos benefícios em data fixa, sem necessidade de acessar todo mês a plataforma, além do pagamento do boleto ser feito somente após a liberação dos benefícios para os colaboradores.
Proporcione treinamentos e engaje a equipe
Depois de escolher as melhores ferramentas de contabilidade digital, é necessário proporcionar treinamentos para que todos da equipe saibam utilizá-las com maestria.
Afinal, de nada adianta implantar uma nova solução e continuar agindo de maneira manual.
Por isso, sempre que adquirir um novo software para o seu escritório de contabilidade, é importante promover uma espécie de curso ou workshop. De tal maneira, todos aprenderão a usar a nova solução.
A contabilidade digital é uma tendência para 2021 e o seu escritório precisa estar pronto e se modernizar, para seguir operando com sucesso.
O nosso desejo é que o nosso conteúdo tenha servido para você refletir e conhecer mais sobre o assunto.
Se gostou deste artigo, assine a nossa newsletter! Assim, você poderá receber conteúdos exclusivos sobre o universo da contabilidade, diretamente no seu e-mail!