Dicas alimentares para quem trabalha por turnos

Dicas para quem trabalha por turnos

O corpo humano foi programado para funcionar em harmonia com o dia e a noite, suas atividades metabólicas e produção de hormônios tem hora certa para acontecer.

Mudar a hora de dormir é muito prejudicial para a saúde, principalmente pela dificuldade de manter os horários do descanso e das refeições de acordo com o que é realmente ideal para aquele horário do dia.

Para equilibrar essas funções é preciso disciplina, principalmente na dieta, assim as consequências desses novos hábitos são compensadas, a disposição e qualidade de vida são mantidos evitando complicações futuras.

Trabalhar por turnos aumenta as chances de desenvolver problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas digestivos e depressão porque os horários irregulares podem comprometer a produção adequada dos hormônios.

Dicas para quem trabalha por turnos

– Quem trabalha por turnos precisa manter o máximo possível de uma rotina alimentar fazer 5 ou 6 refeições diárias, sem pular nenhuma refeição;

– Faça a sua refeição principal antes de iniciar o turno. Durante o período de trabalho faça pequenas refeições. Refeições abundantes e pesadas durante a noite poderão causar dificuldade na digestão e aumentar a sensação de sono e fadiga, gerando baixo rendimento;

– Se possível, leve as suas próprias refeições. Tenha organização. Muitas vezes os próprios horários, sobretudo nos turnos da noite, não são favoráveis para que faça uma refeição completa e equilibrada. Porém evite as comidas prontas, fast food. A maioria dos produtos presentes são ricos em gordura saturada, sal e açúcares, produtos alimentícios do ponto de vista nutricional pobres.;

– Mantenha-se bem hidratado. Uma hidratação adequada ajuda a manter um estado de alerta mais prolongado e a reduzir a fadiga, melhorando a concentração. Mantenha uma garrafa de água perto de si e beba água de forma regular ao longo do turno;

– Modere o consumo de cafeína. O café, o chá, as bebidas energéticas e outras bebidas com cafeína podem ajudar a manter-se acordado. Porém, podem também afetar o sono e promover a desidratação. Recomenda-se que não se ultrapasse uma ingestão de 400mg de cafeína por dia em indivíduos saudáveis, o que equivale a não mais que 4 a 5 cafés expresso por dia. Evite o consumo de bebidas com cafeína até 4 horas antes da hora de se deitar;

 – Evite o consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcares. Podem dar uma sensação aparente de energia, mas o seu efeito tem curta duração promovendo logo em seguida uma sensação de letargia, cansaço, sono;

– Coma antes de dormir. É importante que coma uma refeição leve. Procure não comer demais, pois isso poderá dificultar o momento de adormecer e perturbar o seu sono assim como favorecer ganho de peso.

– Mantenha-se ativo. Muitas vezes os trabalhos por turnos estão também associados a maiores níveis de stress devido também ao desequilíbrio hormonal. É fundamental promover a prática de atividade física pois contribui para a regulação do stress e gestão do peso corporal.

O planejamento e preparação prévia das refeições é uma excelente dica para todos os trabalhadores por turnos que querem alimentar-se da forma mais saudável possível.

Quando cansado tanto na ida quanto na volta para o trabalho, o trabalhador conseguirá alimentar-se sem que isso envolva um processo de preparação demando tempo e disposição.

Esta situação torna as escolhas saudáveis em algo muito mais fácil e constante.

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Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770

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