6 dicas para aumentar o engajamento dos colaboradores em home office

aumentar o engajamento dos colaboradores em home office

Manter os colaboradores motivados e engajados durante o home office pode ser um desafio para algumas empresas, mas é possível pôr em prática algumas ações para que a equipe continue engajada, e vamos te contar sobre cada uma delas!


A jornada de trabalho no formato home office vem ganhando cada vez mais popularidade e passou a ser uma realidade entre muitas empresas. Mas engajar os colaboradores no teletrabalho não é uma tarefa simples. 

E, empresas que tinham espaços de descompressão e atividades diversas realizadas presencialmente, para manter a equipe engajada, por exemplo, se viram um grande desafio, para continuar mantendo todos motivados e fortalecer a cultura organizacional nessa modalidade de trabalho. 

Um novo estudo realizado pela ADP Research Institute, com quase 20 mil funcionários de 19 países, incluindo o Brasil, apontou que 29% dos  colaboradores se dizem totalmente motivados trabalhando fora da empresa, de forma remota, contra 18% que fazem o expediente no escritório.

Porém, ainda sim é necessário estruturação de ações para a manutenção do engajamento e da motivação da equipe em home office.

Como adotar ações para o engajamento em home office?

Manter a motivação e o engajamento dos colaboradores em home office se tornou uma das prioridades para gestores de organizações de vários segmentos.

Continue com a leitura e confira 5 ações estratégicas para aumentar o engajamento dos colaboradores em home office:

1. Comunicação

A comunicação é uma peça essencial para que o home office não crie abismos entre os colaboradores. Os gestores devem garantir que ninguém da equipe não se sinta excluído por não estar no escritório e nem  sozinho em relação aos desafios de sua rotina de trabalho.

A comunicação interna deve ser igual e próxima com cada colaborador. O gestor deve realizar reuniões periódicas para entender como está sendo a rotina de trabalho, os desafios encontrados e alinhar planejamento e execução de atividade, como se estivesse lado a lado com o colaborador. 

Também é importante fomentar a interação por canais coletivos, como grupos de equipes, permitindo assim interação maior entre todos de forma natural, garantindo que ninguém se sinta sozinho ou excluído. 

A empresa também pode utilizar tecnologias ao seu favor para manter a conexão entre todos os colaboradores. Atualmente existem diversas plataformas para reuniões online, como Zoom, Google Meeting. 

2. Planejamento

Trabalhar em casa exige o mesmo comprometimento de quando se trabalha no escritório e muitos colaboradores se sentem mais produtivos em home office. 

Mas, para que se tenha uma segurança maior nas relações entre empresa e colaborador, é indicado que se tenha um planejamento de atividades

Esse planejamento pode ser elaborado junto ao gestor com periodicidade mensal ou semanal, trazendo um mapeamento de todas as atividades que devem ser desenvolvidas neste período, com seus respectivos prazos de entrega.

De tal forma o colaborador consegue focar totalmente em suas responsabilidades e não necessita reportar diariamente as suas entregas, sendo cobrado somente ao final do ciclo do planejamento. 

Sendo assim é muito mais prático para o gestor acompanhar o que está sendo desenvolvido e o colaborador tem uma maior garantia e segurança de que seu trabalho está sendo visto. 

3. Reconhecimento

Reconhecer o colaborador, mesmo que ele não esteja no escritório, é essencial para mantê-lo motivado, mesmo em home office.

De tal forma, o gestor pode compartilhar por e-mail ou por reunião uma conquista do time, uma entrega excepcional feita por algum colaborador ou  premiações da empresa, enfatizando a importância de todos para isso.

O gestor também tem a opção de reconhecer o colaborador por meio de bonificações, creditando um saldo para que o funcionário utilize onde preferir, por exemplo. E até mesmo promover àquele que se destacar conforme suas entregas. 

4. Participação

É essencial manter o colaborador em home office  participativo e presente em todas as ações realizadas pela empresa, como cursos internos, palestras e reuniões de descontração.

Por meio da tecnologia é possível permitir a participação em qualquer ação, mesmo que à distância. Podem ser adotadas plataformas de comunicação em vídeo como o Google Meeting e Zoom. 

Além dessas ferramentas, podem ser produzidos conteúdos visuais, como tutoriais, disponibilizados em um canal de comunicação interna para que os colaboradores visualizem conforme sua disponibilidade e rotina.

5. Feedback

Deixar o colaborador sem um retorno de como está sendo o seu trabalho é um forte motivo para desengajá-lo. Dar feedbacks e devolutivas é essencial em todas as situações, porém para profissionais em home office se torna ainda mais importante.

O gestor deve sempre mostrar ao colaborador quais são seus pontos fortes, suas entregas bem desenvolvidas e quais são os aspectos a serem trabalhados e melhorados, para aumentar ainda mais a sua produtividade. 

Assim ele se sentirá motivado e mais preparado para atingir os objetivos e metas da organização.

6. Mantendo-se presente

Com o auxílio de ferramentas é possível fazer testes e principalmente ouvir os colaboradores em home office e entender pontos que podem ser melhorados em sua rotina, que, por consequência, irão aumentar o seu engajamento. 

Ser empático e deixar sempre um canal aberto para conversar com os colaboradores é uma forma de fortalecer as conexões de confiança e amizade. 

Assim, os profissionais se sentirão mais seguros e à vontade para receber e dar feedbacks, numa relação onde todos ganham.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você e que possa colocá-las em prática.Continue se informando! Assine nossa newsletter.