O que é Employee Experience e por que é uma tendência em 2021?

employee experience

Descubra o que é employee experience e como essa tendência pode melhorar o desempenho da sua empresa no mercado!


Nos últimos anos, alguns temas, até então ignorados pelos empreendedores, começaram a ganhar mais evidência. Um deles diz respeito à satisfação do colaborador. 

Para reter talentos e alcançar resultados cada vez melhores, é necessário motivar constantemente o trabalhador, seja por meio de recompensas ou de uma remuneração adequada. 

Por isso, hoje queremos te contar o que é employee experience. 

Considerada como uma tendência global, essa experiência compõe uma estratégia de gestão, com o objetivo de reforçar o relacionamento entre determinada marca e seus colaboradores. 

Mas afinal, como será que essa ideia funciona na prática? Quais são os seus principais benefícios para os envolvidos?

É sobre isso que falamos neste post. Continue a leitura e descubra como alcançar a melhor performance e fazer o seu negócio decolar!

O que é employee experience?

O employee experience (EX), ou experiência do colaborador, é um conceito relacionado ao engajamento dos funcionários dentro de uma organização. 

Para tanto, especialistas em RH, junto aos empreendedores, devem traçar uma estratégia sólida, baseada no diálogo e no alinhamento aos valores da empresa. 

Assim, podemos dizer que o foco é entender como o trabalhador está se sentindo no ambiente corporativo e, a partir disso, identificar como a marca transmite a sua essência e o que pode ser feito para melhorar a cultura organizacional e os resultados. 

Logo, ao colocar a estratégia em ação, é preciso manter o colaborador como centro das grandes decisões realizadas pelo setor de Recursos Humanos. A proposta é criar ações que facilitem o crescimento da equipe, sem abrir mão de seu bem-estar e satisfação em fazer parte da organização.

No entanto, é preciso estar atento. Muitos profissionais de RH inexperientes, podem confundir o employee experience, acreditando que essa atividade consiste apenas em oferecer benefícios atraentes ou, até mesmo, criar um espaço de trabalho convidativo, moderno e sofisticado. 

Muito além disso, a employee experience consiste em um conjunto de ações que devem ser cuidadosamente analisadas junto aos empresários da marca, a fim de conseguir transmitir o propósito da empresa e, ao mesmo tempo, manter o time de trabalho devidamente motivado. 

Entre os fatores que devem ser considerados ao longo desse processo, destacamos: 

  • oferecer uma dinâmica de trabalho flexível;
  • garantir que a convivência entre todos os funcionários seja agradável;
  • engajar constantemente o trabalhador, dando feedbacks construtivos;
  • prezar pela infraestrutura do ambiente corporativo, pensando tanto na ergonomia, quanto em elementos estéticos. 

Um diferencial

Segundo um estudo, elaborado pela plataforma de comunicação interna, SocialBase, o uso da employee experience ainda é recente. No Brasil, pouco mais de 13% das organizações afirmam investir nesse tipo de estratégia, visando o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. 

Portanto, essa é uma ótima oportunidade para quem deseja crescer e se destacar. Afinal, ao abraçar a ideia você conseguirá estar sempre um passo à frente da concorrência, aumentando a sua competitividade no setor e retendo talentos de maneira eficiente.

A importância para o funcionário

Uma vez implantada em uma organização, o trabalhador pode se beneficiar de diversas formas. As principais são: 

  • maior engajamento do time; 
  • diminuição de falhas; 
  • aprimoramento da comunicação interna; 
  • aumento do sentimento de pertencimento; 
  • clima organizacional leve e agradável; 
  • fortalecimento da cultura organizacional.

A employee experience na prática

Como foi possível identificar, a employee experience consiste em um conjunto de ações que devem ser pensadas e analisadas para fazer com que cada colaborador se sinta confiante e satisfeito ao longo de sua experiência na empresa. 

Aqui, ainda é necessário observar como está o relacionamento da equipe com os funcionários de outros setores, além da interação com a liderança e outros nichos da organização. 

É necessário destacar: esse cuidado deve ser colocado em prática em todas as atividades do RH. Isso quer dizer: desde o processo seletivo, até o momento do desligamento de um profissional. E, para garantir resultados mais efetivos, é necessário considerar alguns pontos essenciais. São eles:

  • Infraestrutura: a empresa deve proporcionar um ambiente extremamente agradável em todos os pontos. Para tanto, é recomendado oferecer refeições de qualidade, além de estrutura confortável e segura, com áreas próprias para relaxamento; 
  • Tecnologia: pensar em recursos tecnológicos é primordial. Assim, o setor de RH precisa investir em ferramentas próprias para otimizar a rotina do trabalhador e permitir que os resultados sejam acompanhados com precisão. Entre elas, destacamos as plataformas de treinamentos digitais; 
  • Cultura: os pontos de liderança da organização devem estar devidamente alinhados à cultura da mesma. Diante disso, o RH precisa acompanhar e influenciar de forma positiva o modo de pensar e agir de toda a equipe.

Quais as razões para investir na employee experience?

Agora que você já sabe o que é employee experience, chegou o momento de descobrir os reais benefícios dessa estratégia. Já adiantamos: com ela, é possível captar e reter talentos, minimizar a rotatividade e muito mais. Anote!

Alto desempenho

Assim que o profissional nota que é valorizado, automaticamente, ele aumenta a sua produtividade e seu foco em cada projeto. Consequentemente, essa mudança será notada no final do mês, com resultados melhores e profissionais dispostos a resolver qualquer desafio.

Menos absenteísmo e turnover

Assim que a cultura da sua empresa estiver fortalecida com a ajuda de uma boa comunicação, as faltas poderão ser significativamente reduzidas, bem como, o índice de rotatividade. 

Conforme mostra uma pesquisa da ClearCompany, podemos observar que 50% das organizações que adotam esse posicionamento apresentam mais chances de manter os profissionais engajados no time, sendo uma excelente solução para companhias que sofrem com as taxas de turnover.

Boa economia

Uma vez que a equipe de RH estiver fortalecida e trabalhando em estratégias sólidas, será possível reduzir as despesas com recursos humanos. Isso acontece, especialmente, quando se observam quedas nas taxas de rotatividade, permitindo que a empresa economize nos processos seletivos e em gastos referentes a treinamentos e rescisões de contrato. Vale considerar!

E aí, gostou de entender o que é employee experience e como essa estratégia pode ser extremamente vantajosa para a sua empresa? É só colocar essas dicas em ação para aproveitar os seus inúmeros benefícios. 

Aliás, caso queira, aproveite também para baixar o e-Book da TÁ PAGO sobre as principais tendências de gestão em 2021, além do People Analytics. Você vai adorar!