Qual a diferença entre trabalho híbrido e remoto?

diferença entre trabalho híbrido e remoto

Com a pandemia, várias dúvidas começaram a surgir no universo corporativo. Uma delas é a diferença entre trabalho híbrido e remoto. Confira o post e entenda mais sobre o assunto.


Desde o surgimento da Covid-19, os órgãos de saúde do mundo inteiro vêm recomendando que a população faça o isolamento social. Isso também significa, que muitos trabalhadores estão executando as suas atividades em casa, em vez de se deslocarem diariamente até o escritório. 

No entanto, e diante desse novo cenário, diversas dúvidas começaram a surgir entre profissionais e empresários. — como a diferença entre trabalho híbrido e remoto

Ao contrário do que se pensa, essas duas modalidades não são as mesmas. Bem diferente disso, existem algumas características que permeiam cada uma delas. Assim, caso você esteja pensando em implantar tais opções em sua empresa, é necessário entender as suas particularidades, além de realizar uma análise completa a fim de identificar qual é a alternativa mais adequada do momento. 

A parte boa? Estamos aqui para te ajudar nesse processo. Ao longo deste post, trouxemos todas as informações referente ao tema para que essa adaptação se torne mais simples e eficiente. Acompanhe!

O que é trabalho híbrido

Primeiramente, vamos entender o que é trabalho híbrido. Muito praticado durante a pandemia, esse modelo ocorre quando os funcionários de uma empresa passam parte dos dias trabalhando em casa. 

Nos demais, eles executam as suas tarefas no próprio escritório ou em qualquer outro ambiente de sua preferência. Em outras palavras, podemos dizer que essa opção é uma alternativa ao trabalho remoto “radical”, já que o colaborador não precisará ficar parte integral em sua residência e, tampouco, dentro do espaço corporativo. 

Ao investir na solução, tanto a equipe, quanto os próprios empresários, podem aproveitar inúmeros benefícios. Listamos abaixo os principais deles:

  • possibilidade de reduzir os custos da empresa; 
  • o trabalhador perde menos tempo ao se deslocar até o escritório; 
  • mais flexibilidade e liberdade para o time; 
  • baixa rotatividade, já que os profissionais se sentirão mais valorizados;
  • comodidade e qualidade de vida; 
  • pedida ideal para melhorar os resultados obtidos pelo time no fim do mês.

O que é trabalho remoto

Agora, vamos entender o que é o trabalho remoto. Como o nome já diz, essa opção consiste em atividades que são feitas, exclusivamente, fora do escritório. Nessas condições, o profissional pode executar a sua agenda dentro de casa, ou então, em outros ambientes de seu interesse. 

Alguns, por exemplo, preferem trabalhar nos populares coworkings. Outros, continuam cumprindo as suas obrigações durante uma viagem ou até após se mudarem para outra cidade. 

É válido ressaltar que, durante essa modalidade, as tarefas e metas do profissional continuarão as mesmas. Também é preciso que o colaborador tenha habilidade e responsabilidade para arcar com as suas obrigações mesmo longe do ambiente corporativo. 

E, assim como o trabalho híbrido, a versão remota conta com diversas vantagens. Não sabe quais são elas? Te contamos já:

  • o profissional terá mais liberdade para definir onde será o seu ambiente de trabalho; 
  • há mais qualidade de vida, uma vez que o colaborador não precisará gastar tempo no trânsito ou realizando outras correrias do dia a dia; 
  • economizando tempo, será possível focar as suas energias em outras atividades valiosas e que estimulem o seu crescimento; 
  • o desempenho no trabalho remoto também tende a ser melhor. Tudo isso, graças ao aumento da autonomia e flexibilidade na agenda; 
  • a carga horário se torna mais dinâmica e a supervisão pode ser reduzida. Fato este, que melhora a relação entre o trabalhador e a empresa.

Diferença entre trabalho híbrido e remoto

Até aqui, você entendeu a diferença entre trabalho híbrido e remoto? Ainda não? Então, para deixar claro e sanar de vez as suas dúvidas, listamos a seguir as reais divergências entre essas duas modalidades. Vamos lá!

O ambiente de trabalho 

No trabalho remoto, o indivíduo pode trabalhar em vários locais — e que não se limitam ao espaço residencial. Como dito, o colaborador tem a opção de trabalhar em casa, em um coworking, em um café, em uma biblioteca ou em qualquer outro cantinho de seu interesse. A dica é priorizar os ambientes com boa estrutura, capazes de estimular o foco e a concentração. 

Na alternativa híbrida, não é bem assim. Ainda que o profissional tenha certa autonomia para escolher os seus espaços de trabalho, em alguns dias da semana ele terá a obrigatoriedade de comparecer ao escritório. Esses períodos devem ser previamente combinados com o setor de RH ou com o gestor da equipe.

Você também pode gostar de ler:

A convivência com outros profissionais

No trabalho remoto, os colaboradores tendem a ficar separados — cada um em sua casa ou ambiente exclusivo para o trabalho. Assim, não é raro encontrar colaboradores que se sintam isolados ou até deslocados do restante do time. 

Para evitar que isso ocorra, os coordenadores da empresa devem sempre investir nos encontros de integração, que podem ser feitos remotamente ou presencialmente quando a pandemia acabar.

Contudo, o trabalho híbrido permite que os profissionais continuem encontrando os seus colegas, mesmo que com menor frequência. De acordo com alguns gestores, esse é um ponto fundamental para reforçar a cultura da organização.

A infraestrutura do espaço

Infelizmente, muitos colaboradores atuam em modo remoto e não contam com infraestrutura suficiente para executar as suas atividades. Por isso, é essencial que as empresas forneçam os equipamentos corretos, garantindo que os profissionais tenham internet de qualidade, mesas e cadeiras adequadas. 

Em contrapartida, o trabalho híbrido faz com que os trabalhadores tenham acesso constante aos escritórios — espaços estes, pensados por arquitetos, engenheiros e até médicos especialistas em saúde do trabalho. Com esses cuidados, é possível assegurar que os ambientes sejam ergonômicos, com móveis bem projetados e iluminação capaz de promover o foco e a concentração.

Esperamos que você tenha entendido a diferença entre trabalho híbrido e remoto. Daqui para frente, basta analisar muito bem a dinâmica de sua empresa, bem como, a rotina de seus funcionários. Assim, será possível identificar qual a modalidade ideal para que os melhores resultados sejam alcançados. 

E caso tenha gostado dessas recomendações e queira continuar se aprofundando no tema, assine já a nossa newsletter. Por e-mail, enviamos recomendações, notícias e informações em primeira mão aos usuários. Nos encontramos lá!