O impacto da gestão de benefícios no sucesso das empresas

Só quem trabalha com RH sabe que manter uma equipe alinhada com os objetivos das empresas não é uma tarefa fácil. É por esse e outros motivos que convém compreender sobre o impacto da gestão de benefícios nos negócios.

Ao oferecer benefícios para os colaboradores, diversas vantagens são geradas para as companhias. Porém, não são apenas os funcionários que percebem melhorias, mas também o RH e a alta cúpula administrativa da organização.

Quer saber como todos saem ganhando ao investir em processos estratégicos envolvendo os programas de benefícios? Então siga a leitura!

Principais pontos de impacto da gestão de benefícios nas organizações

Como comentamos, o impacto da gestão de benefícios reflete tanto nas equipes operacionais da companhia, quanto em seus gestores. Observe algumas dessas vantagens!

Melhoria da saúde e da qualidade de vida dos funcionários

Entre os benefícios mais comuns de serem oferecidos aos funcionários, estão os convênios com médicos e dentistas. De tal maneira, as pessoas deixam de depender de sistemas públicos, que muitas vezes são precários, e passam a tratar da saúde no setor privado.

Fazendo consultas periódicas com especialistas e exames de rotina com frequência, os trabalhadores terão mais qualidade de vida. Isso porque, se alguma doença surgir, ela será detectada e tratada logo no início, evitando que se torne algo mais grave.

Outro tipo de benefício que é muito valorizado é o vale-alimentação ou vale-refeição. Com tecnologias modernas, é possível disponibilizar o valor para compra de alimentos ou realização de refeições em um app para celular, por exemplo. Essa ação traz maior facilidade para os colaboradores.

Qualificação da equipe

Ter um time de colaboradores formado por excelentes profissionais, em todas as áreas, é um desejo de qualquer gestor de empresas. Mas o que isso tem a ver com o impacto da gestão de benefícios nas organizações?

A resposta é simples: as companhias que oferecem mais benefícios, atraem os bons colaboradores.

Uma pessoa que estudou muito, que fez uma pós-graduação e tem experiência na área que atua, por exemplo, sabe valorizar o seu talento e a sua trajetória. Logo, não aceitará trabalhar em qualquer local, que não traga vantagens, além do salário.

Assim sendo, podemos dizer que a qualificação da equipe é um impacto da gestão de benefícios. Investir nesse tipo de programa, portanto, é uma boa estratégia para contar com funcionários altamente qualificados.

Diminuição da rotatividade de funcionários

A rotatividade de funcionários gera muitos malefícios para as empresas.

Sempre que uma pessoa sai, querendo ou não, leva consigo muitos conhecimentos particulares, adquiridos no decorrer do período em que exerceu a sua função. Isso faz com que a companhia saia perdendo.

Além do mais, os processos de recrutamento e seleção custam caro!

Quem trabalha com RH sabe que divulgar vagas, selecionar currículos, fazer entrevistas e testes, entre outras atividades, demanda muito tempo e dinheiro.

Quando a empresa investe em programas de vantagens, os funcionários não ficarão seduzidos por qualquer oferta da concorrência. Assim sendo, a rotatividade diminui, sendo essa mais um impacto da gestão de benefícios para as companhias.

Aumento da produtividade

Você já sabe que os funcionários terão mais qualidade de vida quando a sua empresa investir em programas de benefícios. Isso também resulta em outro benefício, o aumento da produtividade.

As pessoas estarão mais saudáveis e felizes com o emprego que têm. Por esse motivo, trabalharão mais e melhor, produzindo com mais rapidez e eficiência. Nas companhias que prestam atendimento a clientes, isso também será melhorado, gerando mais satisfação dos consumidores.

Maior eficiência em outros programas de endomarketing

É bem provável que você já tenha ouvido falar em endomarketing, não é mesmo?

Apenas para relembrar, vamos conceituar essa palavra como o “marketing para dentro”, ou seja, quando os colaboradores são tratados como clientes internos.

Com o endomarketing, se espera que os colaboradores “comprem” a imagem da empresa e “vistam a camisa”. Dessa forma, atenderão com muito mais qualidade os clientes, além de se tornarem defensores da companhia.

A gestão de benefícios é um programa de endomarketing, uma vez que se encaixa no conceito que citamos. Porém, ela não se limita a sua estratégia, podendo ter resultados também expandidos para outras táticas executadas pela empresa.

Quando o funcionário está satisfeito consigo mesmo e com o seu emprego, por exemplo, ele estará apto para participar de outro programa de endomarketing.

Alinhamento da cultura organizacional

O conceito de cultura é bastante amplo e pode ser interpretado de diversas formas. Uma das teorias, defendidas por teóricos como José Clemente Pozenato, vê os processos culturais como um sistema, no qual se estabelecem relações.

De tal maneira, a cultura de uma empresa é formada por ideias, pensamentos e diretrizes estabelecidas pelas pessoas que fazem parte dela. Geralmente, isso é repassado hierarquicamente, partindo dos diretores para os gestores e demais colaboradores.

Em relação ao impacto da gestão de benefícios, a cultura organizacional passa a ser mais aceita pelos colaboradores. Os trabalhadores perceberão que a companhia os valoriza e os respeita, de modo que, para eles, será mais fácil assimilar os valores culturais que são disseminados e seguir as diretrizes que são propostas.

Otimização do clima organizacional

As empresas precisam de colaboradores que saibam trabalhar em equipe e desenvolver as funções com maestria em todas as áreas. Para isso, o clima organizacional precisa ser otimizado e agradável, sem fofocas, brigas, “puxadas de tapete” e outros problemas comuns nas organizações.

De tal forma, a gestão de benefícios também impacta para que esse clima agradável se instaure. Isso porque os colaboradores estarão bem consigo mesmos e com a empresa, estando mais abertos para o trabalho em equipe e coleguismo.

São diversas as maneiras em que ocorre o impacto da gestão de benefícios no sucesso das empresas, como você pode perceber. Todas elas são positivas, o que justifica o investimento nessa área.

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