5 dicas para incentivar bons hábitos alimentares entre os colaboradores

5 dicas para incentivar bons hábitos alimentares entre os colaboradores

Bons hábitos alimentares é essencial para manter disposição e a concentração nas tarefas desenvolvidas no dia a dia, refletindo diretamente na saúde, bem-estar e rendimento.

Agora, imagine o contrário: alguém que se alimenta mal, é sedentário, dorme pouco e fuma, sua integridade física e mental  fica totalmente comprometida.

Consequentemente, rende bem menos na execução de sua função, além de faltar mais ao trabalho por motivos de saúde.

Então como incentivar bons hábitos alimentares na sua empresa?

1 – Leve informação

A conscientização é o primeiro passo para a mudança de hábitos saudáveis, sendo preciso apresentar aos seus funcionários os benefícios e as vantagens da alimentação saudável.

Pode aproveitar o local em que os funcionários fazem as refeições e incentivá-los usando cartazes informativos, panfletos e também meios de comunicação interna, como e-mail, contendo orientação nutricional e dicas para uma alimentação mais saudável.

2 – Ofereça refeições mais saudáveis no ambiente de trabalho

Se a sua empresa serve refeições apresente opções que sejam nutritivas, e ao mesmo tempo saborosas, e comunique o motivo e as razões das mudanças.

Caso sua empresa não ofereça tente parcerias com restaurantes locais que ofereçam alimentação saudável, para que os funcionários tenham desconto nas refeições.

3 – Crie metas para incentivar a mudança

Crie metas de incentivo mensal, propondo mudança de hábitos alimentares ou de perda de peso (para aqueles acima do peso), ofereça premiação por essas atitudes isso ajuda na motivação dos funcionários.

4 – Incentive à atividade física

Ofereça ginástica laboral: Ela é uma prática de exercícios físicos por 10 a 15 minutos durante o expediente de trabalho, comandada por um fisioterapeuta ou educador físico.

É baseada em técnicas de alongamento, percepção de controle corporal, respiração, reeducação postural e compensação dos músculos.

Isso vai fazer com que desperte também a busca por atividades fora do ambiente de trabalho e consequente melhores hábitos alimentares.

5 – Incentive o consumo de água

Uma forma simples de incentivar o consumo de água é presentear os profissionais com garrafinhas com a logomarca da empresa. 

Filtros e galões devem ser instalados em locais acessíveis.

Gostou das dicas que separamos para você? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770


Deixe uma resposta