O sedentarismo está muito presente ainda nos dias de hoje, e mais acentuada ainda nesta fase em que vivemos.
A comodidade proporcionada pelas tecnologias no trabalho e no lazer, tem contribuído para a adoção de um estilo de vida caracterizado pela inatividade física e pela alimentação hipercalórica dos fast-foods.
Sendo o exercício físico o maior produtor de saúde, este é o primeiro a ser abandonado quando há a inserção no mercado de trabalho, devido à carga horária e trajeto até o local.
No entanto, cabe às empresas incentivarem a prática de exercícios físicos, como um “motivo” que satisfaça suas necessidades diante do mercado competitivo, devido aos benefícios da prática de esportes como a retenção de despesas com faltas por doenças crônicas associadas ao sedentarismo.
Além de proporcionar melhora no desempenho e rendimento dos trabalhadores devido à melhora dos aspectos não somente físicos, mas também emocionais, que em conjunto tornam o ambiente de trabalho mais valorizado e humanizado.
Os principais benefícios da atividade física para os funcionários
- Aumento da resistência da fadiga central e periférica;
- Aumento da disposição e motivação para o trabalho;
- Melhoria da saúde física, mental e espiritual;
- Melhoria do relacionamento interpessoal;
- Melhora da auto-imagem;
- Redução do estresse;
- Redução das dores;
- Alívio das tensões.
A prática regular de atividades físicas proporciona a redução dos níveis dos hormônios que aumentam o estresse, como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol.
Com isso a crescem a autoestima e diminuem a insatisfação, a ansiedade e a depressão.
Além disso, atividades físicas liberam endorfina, também conhecida como o “hormônio da felicidade’’, responsável por promover no organismo sensações como bem estar, euforia e alívio.
Movimentar o corpo também produz dopamina, uma espécie de tranquilizante e analgésico natural.
O trabalhador que reserva alguns minutos por semana para exercitar-se tem mais disposição e seu serviço irá render muito mais.
Quando a pessoa está praticando qualquer tipo de atividade ocorre um aumento do volume sanguíneo e uma maior oxigenação dos músculos.
Tais atividades resultam em maior fôlego, disposição e energia para realizar suas tarefas diárias.
Com o quadro de saúde em dia, os funcionários tornam-se mais engajados e motivados a conquistarem suas metas profissionais e pessoais.
Aproveite e Leia também: Quais alimentos podem aumentar a produtividade?
A alimentação e sua influência sobre a Saúde Mental
Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770