O que é Gestão de Benefícios para o RH?

Se antigamente o foco das funções de um profissional de recursos humanos era fechar folhas de pagamento ou apenas focar em processos de recrutamento e seleção, hoje em dia, as atividades principais são outras.

É por isso que compreender sobre a gestão de benefícios para o RH é tão relevante.

A principal função do RH, atualmente, é otimizar o engajamento entre colaborador e empresa, uma atividade que tem foco mais estratégico e menos operacional.

Quando benefícios são oferecidos, isso se torna muito mais simples de ser conquistado.

Continue a leitura deste artigo e descubra o que é a gestão de benefícios para o RH, bem como outras questões que envolvem essa estratégia.

Entenda o que é gestão de benefícios

Podemos definir a gestão de benefícios como um conjunto de ações desenvolvidas pelas empresas para administrar as vantagens que são oferecidas aos colaboradores.

Os benefícios são como um “plus”, que são oferecidos aos funcionários das empresas, além do salário que eles já recebem para executarem as suas funções. É o caso do vale-alimentação e vale-refeição, vale-cultura, planos de saúde, entre outros.

Tais benefícios, no entanto, não geram vantagens apenas para os colaboradores, mas também para as companhias, em especial para o RH, que consegue desempenhar com mais qualidade a sua função de aproximar os funcionários com a cultura organizacional.

Veja as principais vantagens da gestão de benefícios para o RH

A gestão de benefícios para o RH, reflete em vantagens no relacionamento entre os colaboradores e a companhia, conforme explicamos. Confira, a seguir, as principais delas!

Motivação dos colaboradores

Quando os colaboradores recebem benefícios, eles tendem a se sentirem mais motivados na empresa. Isso cria um time mais colaborativo e que desenvolve as atividades com mais qualidade.

Funcionários mais motivados produzem mais e melhor, proporcionando produtos ou serviços mais eficientes para os clientes.

Logo, ao implementar um programa de gestão de benefícios e conquistar a motivação da equipe, o RH também ganhará o reconhecimento da gestão da companhia.

Fortalecimento da cultura organizacional

Disseminar a cultura da empresa também é um desafio para os profissionais de RH da atualidade.

Oferecer benefícios também é importante nesse sentido! Isso porque os colaboradores se sentirão incluídos e valorizados pela organização.

Logo, eles não cumprirão as diretrizes da cultura organizacional apenas porque são obrigados, mas sim por se sentirem parte da empresa, uma peça importante para o seu funcionamento.

Aumento da qualidade de vida dos colaboradores

Quando os funcionários recebem vale-refeição e vale-alimentação, eles poderão ter mais facilidade para comprar produtos alimentícios.

Já quando é oferecido um plano de saúde, o colaborador poderá fazer consultas periódicas com médicos especialistas e exames de rotina, obtendo informações para prevenir ou tratar doenças.

O convênio odontológico garantirá ao colaborador um sorriso saudável e facilidade na prevenção das doenças bucais, entre outras vantagens que são geradas por esse benefício.

Tudo isso fará com que os colaboradores tenham mais qualidade de vida, sejam mais saudáveis e possam trabalhar melhor. Logo, eles produzirão mais e, novamente, o RH terá conquistado êxito nas suas funções.

Redução do turnover

Como profissional de RH, você deve saber que processos de recrutamento e seleção custam caro. Além disso, depois que um novo profissional é contratado, é preciso investir em seu treinamento, e isso gera ainda mais gastos para a empresa.

É por esse e outros motivos que a redução do turnover, ou rotatividade de funcionários, precisa ocorrer nas empresas.

Ao oferecer benefícios, os colaboradores não deixarão o trabalho por qualquer motivo e nem serão seduzidos tão facilmente por ofertas da concorrência.

Essa é mais uma vantagem da gestão de benefícios para o RH, uma vez que os gastos de tempo e dinheiro com os processos de recrutamento e seleção serão reduzidos.

Saiba como criar um programa de gestão de benefícios na sua empresa

Tendo em vista as vantagens da gestão de benefícios para o RH, você deve ter concluído que é preciso implementar esse tipo de programa quanto antes na sua empresa, não é mesmo? Para isso, temos algumas dicas práticas. Veja!

Envolva os colaboradores nas escolhas dos benefícios

Muitas vezes, as empresas pecam ao escolher benefícios que não vão ao encontro das reais necessidades dos seus colaboradores. Por isso, é interessante envolver os funcionários na escolha do que será oferecido.

Ao criar um programa de gestão de benefícios, é importante desenvolver uma pesquisa interna e levantar quais são as vantagens que os colaboradores gostariam de receber, além do salário mensal.

Assim sendo, as escolhas podem ser feitas de acordo com os resultados alcançados na pesquisa. De tal maneira, as chances do programa de benefícios obter êxito são maiores.

Crie estratégias de comunicação para informar sobre os programas

Devem ser desenvolvidas estratégias de comunicação, para que os colaboradores saibam quais são os benefícios que eles têm direito. Também é relevante informar como eles podem ser utilizados. `

Por exemplo, se for disponibilizado uma solução tecnológica para o vale-refeição, os funcionários devem ser treinados sobre com utilizá-la nos estabelecimentos parceiros.

Monitore o uso e reavalie os benefícios

Uma vez que os benefícios foram implantados, deve-se monitorar o seu uso. A ideia é que seja observado se os colaboradores estão utilizando-os e se eles estão trazendo bons resultados para o RH e a empresa como um todo.

Caso os benefícios não estejam agradando ou não sejam utilizados, deve-se reavaliar, para verificar se vale a pena mantê-los ou se é melhor buscar outros.

Esperamos que você possa ter compreendido o que é a gestão de benefícios para o RH. Se isso for colocado em prática, os resultados na sua empresa, certamente aparecerão em breve.

Deixe um comentário no espaço abaixo, contando qual é a  sua visão sobre esse tema tão relevante para o setor de RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *