Tecnologia e RH 4.0: tudo que você precisa saber

Compreender sobre tecnologia e RH 4.0 é algo imprescindível para os gestores e profissionais de recursos humanos.

Afinal, estamos vivenciando um momento em que muitas empresas tiveram que se reinventar e descobrir novas maneiras de executar as suas funções.

O RH 4.0 recebe esse nome por fazer parte da indústria 4.0, a quarta versão do meio empresarial, que agora tem como principais ferramentas de trabalho os recursos digitais. 

Porém, mudanças que estavam ocorrendo de forma gradual nas companhias, foram intensificadas por conta da crise causada pelo novo coronavírus. Agora, mais do que nunca, é preciso compreender que tecnologia e RH 4.0 não se separam.

É sobre isso que falaremos neste artigo! 

Vamos apresentar uma série de tecnologias que devem ser exploradas pelo setor de RH da sua empresa. 

Além disso, também comentaremos sobre tendências que devem incidir sobre essa área nos próximos meses e anos. Acompanhe!

4 principais tecnologias ligadas ao RH 4.0

Criamos uma lista com as principais tecnologias ligadas ao RH 4.0 e que você precisa implementar na sua empresa. 

Sem essas ferramentas, fica muito mais difícil de tocar o setor de recursos humanos nos dias atuais. Veja quais são elas!

1. Gestão remota

Se até alguns anos atrás, era praticamente impossível pensar em administrar equipes inteiras a distância, hoje em dia essa é uma necessidade. 

Por conta das recomendações dos órgãos de saúde e decretos criados por prefeitos e governadores, muitas companhias tiveram que fechar as portas dos escritórios, para combater o avanço das contaminações com o novo coronavírus.

Para contornar essa situação e poder continuar exercendo as suas atividades, as empresas tiveram que se adequar ao home office

Os colaboradores passaram a trabalhar em suas casas e as ferramentas de gestão remota se tornaram cada vez mais necessárias.

Ferramentas essas como, por exemplo: softwares para delegação de tarefas, aplicativos para videoconferências, mensageiros digitais, entre outras.

Todas são a base para que o RH 4.0 funcione de forma organizada a distância

2. People Analytics

O uso de dados é cada vez mais frequente nas mais diversas áreas das empresas, o que inclui o RH. 

Exemplo disso são as ferramentas de people analytics, que buscam traduzir informações qualitativas em quantitativas, possibilitando assim o acompanhamento da evolução dos colaboradores.

Nesse sentido, o RH deve orientar os gestores dos demais setores da companhia, para que preencham informações acerca dos membros do seu time. 

A ideia é que a evolução dos funcionários possa ser acompanhada, para que se tenham métricas reais e numéricas para saber qual colaborador tem mais fit para ser promovido a uma vaga de gerência, por exemplo.

3. Inteligência artificial

Um dos pilares do RH 4.0 é a centralização dos esforços humanos nas estratégias, enquanto o trabalho mais burocrático e operacional passa a ser realizado pelos recursos tecnológicos. Assim sendo, a inteligência artificial tem um papel importante para que o cumprimento ocorra.

Ao fazer processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores, por exemplo, a inteligência artificial pode ser muito explorada. Imagine, por exemplo, que uma empresa queira contratar um publicitário, que tenha pós-graduação em Comunicação Digital.

Com um sistema de inteligência artificial, é possível criar filtros para que se faça uma varredura no banco de talentos da empresa. 

De tal maneira, apenas currículos de pessoas que têm essa formação serão mostrados, otimizando o tempo de pesquisa do recrutador.

Outro tipo de inteligência artificial comum de ser utilizado são os chatbots. É possível usar os robôs de conversa para fazer a triagem inicial em entrevistas para novos cargos. 

A ideia é que toda a interação inicial seja feita de forma automática e apenas os candidatos selecionados nessa etapa sejam conduzidos para uma entrevista presencial. 

Mais uma vez se percebe a grande economia de tempo que é gerada.

4. Soluções em nuvem

A computação em nuvem também é essencial para que a relação entre tecnologia e RH 4.0 se estabeleça. 

Isso porque, sem os recursos de cloud computing, fica praticamente impossível explorar todas as ferramentas que citamos anteriormente.

As ferramentas digitais modernas precisam ser armazenadas em nuvem, até mesmo para que possam ser acessadas a distância. 

Fora isso, soma-se o fato de que ao explorar o cloud computing, se reduz de forma significativa os custos com a manutenção de servidores internos. 

As soluções em nuvem também aumentam a segurança das informações guardadas, pelo fato de geralmente serem criptografadas. 

Isso é importante, inclusive, para que seja cumprida a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que começa a vigorar em agosto de 2020.

Principais tendências relacionadas a tecnologia e RH 4.0

Para que a relação entre tecnologia e RH 4.0 seja um sucesso na sua empresa, é recomendado que você também fique de olho nas tendências do setor. 

Confira algumas delas!

Recursos digitais

Uma pesquisa feita por um professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o home office deve crescer 30% no país, após a crise do coronavírus passar. 

A justificativa é que muitas empresas até então tradicionais compreenderam que podem atuar de forma descentralizada, sem que sejam causados prejuízos.

Por isso, o uso de recursos digitais e a implementação de novas ferramentas será cada vez mais necessário. Logo, essa é uma das grandes tendências para o RH nos próximos meses e anos.

Mudanças na cultura organizacional

Alguns historiadores, como Eric Hobsbawn, afirmam que o século XX só iniciou, de fato, com a Primeira Grande Guerra. 

Foi a partir desse ponto que a sociedade apresentou mudanças de comportamento que resultaram com o rompimento de valores culturais do século XIX.

Agora, como opina o professor Rogério  de Almeida, em artigo publicado no Jornal da USP, a pandemia de Covid-19 é o que marcará a ruptura dos valores culturais do século XX, para os do século XXI.

As mudanças proporcionarão um novo modelo de organização, com uma estrutura mais horizontalizada, uso da tecnologia e fortalecimento das relações humanas, independentemente dos cargos ocupados pelos colaboradores. 

O RH 4.0 tem como função ajudar a empresa a seguir esse novo norte e quebrar antigos paradigmas.

Apresentamos aqui algumas informações relevantes sobre a tecnologia e RH 4.0. Esperamos que a leitura tenha sido proveitosa e que você possa ter tirado insights para o seu negócio.

Assine a nossa newsletter e sempre receba mais materiais relevantes, diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta