As vantagens dos benefícios flexíveis

vantagens dos benefícios flexíveis

Saber quais são as vantagens dos benefícios flexíveis é sempre algo visado pelos gestores de RH que pretendem implantar essa metodologia nas suas empresas.

Os benefícios são um fator muito importante para manter uma boa relação entre os empregados e os empregadores. Porém, por conta dos diferentes perfis de colaboradores de uma empresa, a flexibilidade é uma boa saída para tornar isso ainda mais maleável.

Preparamos este artigo para que você entenda quais são as vantagens dos benefícios flexíveis. Confira, a seguir!

Entenda o que são os benefícios flexíveis

Os benefícios tradicionais que as empresas oferecem quase sempre são oferecidos em pacotes fechados.

Geralmente as companhias proporcionam plano de saúde, vale alimentação e/ou vale refeição, vale transporte, seguro de vida, convênio odontológico, entre outros serviços.

Com os benefícios flexíveis é diferente! Nesse caso, as empresas oferecem vantagens que podem ser moldadas de acordo com o gosto ou necessidade de cada colaborador.

Ou seja, o colaborador decide onde e como irá utilizar seus benefícios, distribuindo em diversas categorias, conforme o seu interesse.

Conheça as vantagens dos benefícios flexíveis

Oferecer benefícios flexíveis aos colaboradores pode gerar vantagens para as empresas e funcionários.

É importante que você pese tudo e veja se vale a pena ou não trabalhar dessa forma na sua organização. 

Listamos as vantagens dos benefícios flexíveis para que você possa tirar as próprias conclusões para a sua empresa. Confira!

8 vantagens dos benefícios flexíveis

As principais vantagens de trabalhar com benefícios flexíveis na sua empresa são as relacionadas, a seguir!

1. Adequação às necessidades dos colaboradores

Conforme explicamos, quando a empresa trabalha com benefícios flexíveis, os funcionários podem alocar os créditos recebidos em benefícios que se encaixam melhor às suas necessidades.

Isso é interessante para ter colaboradores mais satisfeitos e evitar o turnover. Afinal, o que é útil para um colaborador pode não ser para outro.

2. É eficiente para colaboradores mais jovens

Os colaboradores mais jovens, com idades entre 20 e 30 anos, geralmente já não se sentem tão atraídos para os modelos de contratação e benefícios tradicionais.

Um jovem com boa saúde, por exemplo, precisa ir ao médico poucas vezes por ano, apenas quando sente um mal estar ou está na hora de fazer exames de rotina. Será que para alguém com esse perfil vale a pena ter um benefício voltado para a saúde?

Talvez, para essas pessoas, seja mais interessante um auxílio home office, por exemplo, para custear os gastos em sua rotina de trabalho em casa.

3. Motivação da equipe

Os programas de benefícios fazem parte das estratégias de endomarketing das empresas, que por sua vez têm o objetivo de manter as equipes sempre motivadas.

Ao adotar benefícios flexíveis, os colaboradores se sentirão mais motivados e realizados com a empresa. Logo, realizarão um trabalho com mais qualidade e todos terão resultados mais positivos. 

4. Retenção de talentos

Como os colaboradores estarão mais satisfeitos, haverá retenção de talentos. Isso é muito importante para as organizações contemporâneas.

Afinal os processos de recrutamento e seleção custam caro para as empresas, que precisam dispor de tempo e dinheiro para contratar novas pessoas.

Logo, vale mais a pena investir no time interno, para que ele não saia do trabalho por conta de qualquer aceno da concorrência.

5. Redução de custos

Ao adotar os benefícios flexíveis, você poderá fazer o devido monitoramento do histórico das opções dos seus colaboradores. Dessa maneira, pode buscar meios para reduzir os custos para a empresa.

Se perceber que muitos colaboradores estão optando pelo benefício de mobilidade, por exemplo, pode negociar melhores condições e vantagens com empresas que oferecem esse serviço.

6. Otimização de Tempo

A gestão de benefícios flexíveis é muito mais simples e prática, tendo em vista que nessa modalidade é liberado um saldo total para que o colaborador movimente em categorias conforme a sua preferência. 

De tal forma, não é necessário que o RH se atente em lançar benefícios em diversas categorias diferentes, reduzindo tarefas operacionais.

7. Gamificação de Benefícios

Por meio do benefício flexível, a empresa pode oferecer aos colaboradores uma gama muito maior de benefícios, nas mais diversas categorias. 

Assim, por exemplo, não fica limitada a oferecer somente vale alimentação ou refeição, disponibilizando ao colaborador muito mais opções para que possa utilizar seus créditos.

8. Inovação em Processos

Benefícios flexíveis é uma tendência no setor de RH, com aderência cada vez maior entre as empresas. Dessa forma, a organização que oferece essa modalidade aos colaboradores, de forma simples e prática, consegue transformar e inovar a gestão de benefícios, se antecipando a uma necessidade de mercado.

Conseguimos explicar mais sobre as vantagens dos benefícios flexíveis? Agora, analise cada um desses itens e veja se vale a pena para a sua empresa adotar essa metodologia.

Assim como os benefícios flexíveis são uma novidade, existem novos modelos de trabalho que estão surgindo nas organizações. Para ficar por dentro desse assunto, leia o nosso artigo que aborda essa temática.