Turnover: você sabe calcular essa métrica?

Turnover: você sabe calcular essa métrica?

Trabalhar com métricas e dados é muito importante e cada vez mais usual no setor de recursos humanos das empresas. Prova disso é o crescimento constante das estratégias de People Analytics no setor. Entre esses indicadores que podem ser acompanhados, destaca-se o turnover.

Em resumo, essa métrica representa a taxa de rotatividade dos funcionários dentro de uma empresa. Muitos especialistas a consideram como a mais importante em processos de recrutamento e seleção.

Para que você possa se aprofundar no assunto, desenvolvemos este artigo! Vamos explicar o que é o turnover, quais são os seus diferentes tipos e como fazer o cálculo na sua empresa. Confira, a seguir!

O que é o turnover?

Turnover é um termo em inglês que, literalmente, pode ser traduzido como “virada” ou “renovação”. No meio empresarial, a expressão está relacionada com a taxa de rotatividade dos funcionários de uma organização.

Ou seja, em uma empresa, o turnover representa o número de entradas e saídas de trabalhadores em um período determinado. Conhecer essa métrica é muito importante, para que possam ser melhorados os programas de endomarketing, os planos de carreira dos colaboradores etc.

Quais são os diferentes tipos de turnover?

É interessante ainda saber que existem diferentes tipos de turnover, cada qual representando um significado para as organizações. Veja, na sequência, quais são eles!

Turnover voluntário

O turnover voluntário acontece quando os colaboradores saem da empresa por vontade própria. Nesse tipo de situação, os funcionários não se sentem atraídos em continuar na empresa, por uma série de motivos.

Pode ser que a cultura organizacional seja tóxica, que o salário seja baixo, que os benefícios sejam insuficientes, entre outros fatores. Dessa forma, os funcionários se sentem tentados a abandonar as suas funções, por qualquer convite ou oportunidade que tenham em outra empresa.

Turnover involuntário

O turnover involuntário, por sua vez, acontece quando é a empresa que precisa desligar os colaboradores. Aqui também são vários os fatores que podem causar as demissões, muitos deles alheios à vontade das organizações.

A empresa pode ter que demitir funcionários por conta de uma crise financeira grave. Exemplo disso pode ser visto na pandemia da Covid-19, em que muitas organizações precisaram reduzir custos para continuar funcionando.

O turnover involuntário também pode ocorrer quando a empresa precisa demitir colaboradores por conta da baixa performance que eles apresentam. Isso é bastante comum, principalmente, em organizações de grande porte, como as indústrias.

Nesse sentido, o setor de RH também precisa fazer uma análise crítica do que está ocorrendo. Isso porque o baixo desempenho dos funcionários pode ocorrer por fatores internos. Eles podem estar desmotivados e pouco produtivos por conta de problemas relacionados à cultura organizacional, por exemplo.

Como o turnover é calculado?

O cálculo do turnover pode ser feito por meio de uma fórmula matemática simples! A empresa precisa considerar o número de funcionários que foram admitidos em determinado período e somar com a quantidade de colaboradores demitidos. O total deve ser dividido pelo número de trabalhadores da empresa.

Para ter uma porcentagem, o número alcançado deve ser multiplicado por 100. O resultado será a taxa de turnover da sua empresa.

Vamos para um exemplo prático! Imagine que a sua empresa tenha contratado 15 colaboradores em um semestre. No mesmo período, 5 pessoas foram demitidas ou pediram para se desligar da companhia. Supondo que a organização tem 120 funcionários, a aplicação da fórmula seria a seguinte:

15 + 5 / 2 =10

10/120 = 0,08

0,08 x 100 = 8%

Nesse exemplo, o índice de turnover da empresa é de 8%. Tendo esse conhecimento, estratégias podem ser realizadas para reduzir a taxa de rotatividade da empresa.

É interessante destacar que, de acordo com a maioria dos estudiosos do RH, quando uma empresa tem um índice de turnover superior a 5% deve se preocupar. Caso o número seja inferior a essa quantidade, considera-se dentro da normalidade.

Quais são as melhores estratégias para reduzir o turnover em uma companhia?

Caso você identifique que o índice de turnover na sua empresa está muito elevado, precisa buscar meios para reduzi-lo. Veja, a seguir, quais são as melhores estratégias que podem ser desenvolvidas para isso.

Seja criterioso nos processos de recrutamento e seleção

É importante que a empresa tenha mais critério ao selecionar colaboradores. Além das qualificações, deve ser observado se o profissional tem fit com a companhia, acreditando nos mesmos valores que ela acredita, por exemplo.

Ofereça benefícios que vão além do salário

É claro que todos desejam ganhar bem, mas apenas o salário não é suficiente para manter os colaboradores engajados em uma empresa. É necessário oferecer benefícios extras como vale-alimentação e vale-refeição, jornadas de trabalho flexíveis, auxílio médico etc.

Desenvolva planos de carreira

Todos os profissionais, independentemente da função que ocupam, têm a ambição de crescer dentro das empresas. Por isso, criar planos de carreira e permitir que os colaboradores evoluam e cresçam dentro da companhia é uma boa maneira de reduzir o turnover.

Tenha programas de endomarketing bem definidos

Endomarketing pode ser definido como “marketing para dentro”. Tratam-se de estratégias que visam promover a imagem da empresa para os colaboradores, fazendo com que eles “vistam a camisa” e se tornem fiéis à organização. 

Sabendo como calcular o turnover, você poderá ser mais estrategista como gestor de RH. Certamente o conhecimento do número é muito importante para que a sua organização possa se aprimorar cada vez mais e ser um local em que os profissionais tenham o desejo de trabalhar.

Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes para o setor de RH no seu e-mail!

Deixe uma resposta