A desidratação leve a moderada, em torno de 2%, está associada a alterações de humor, fadiga e déficit de atenção.
Entretanto, alterações da cognição como memória recente, capacidade para fazer contas e coordenação motora também estão envolvidas nesse processo.
A água não apenas é imprescindível para o funcionamento do nosso corpo, mas também para o desenvolvimento da nossa mente.
Cerca de 60% do nosso corpo é composto de água e, para se ter uma ideia, a perda média de água de um adulto é cerca de 2,5 litros por dia, que saem na urina, fezes e suor, podendo dobrar a quantidade em dias mais quentes.
Nosso cérebro requer mais água do que qualquer outra parte do corpo, pois precisa do líquido para conduzir a informação de um neurônio a outro, quando a ingestão de água esta abaixo da necessidade ocorre um comprometimento da função cerebral (fica diminuída.).
Quando ocorre essa queda seu cérebro perde em torno de 30% do seu desempenho.
Não devemos esperar para sentir sede para beber água, já que nesse momento nos encontramos em um grau inicial de desidratação.
Se isso acontece frequentemente, o cérebro começa a sofrer e os sinais começam a aparecer.
Quando o cérebro está hidratado desaparecem os sinais de fadiga mental (tão habituais na atualidade) e não é necessário fazer um esforço superior para conseguir o mesmo resultado (você evitará horas extras no escritório, cansaço mental excessivo, mau humor).
Ao beber água diariamente podemos melhorar nossas atividades cotidianas relacionadas a concentração, memória e humor.
Como criar o hábito de beber água no trabalho?
- Compre uma garrafa de água e faça marcações de níveis de água que você precisa beber até determinados horários. Pode ser com caneta ou etiqueta. A meta é acabar com a garrafa até o final do expediente.
- Ao olhar sempre para o recipiente em cima da mesa, você vai se lembrar de beber água, além, claro, de ser mais sustentável do que pegar um copinho plástico toda vez que sentir sede e descartá-lo.
- Programe o despertador do celular de hora em hora com um lembrete de beber água. Outra dica que funciona é deixar um post-it colado no monitor com o aviso. Com o passar dos dias, o hábito vai se fortalecendo e você não precisará mais de lembretes.
- Existem diversos aplicativos para celulares que te lembram de beber água e você ainda pode anotar a quantidade ingerida para controle diário.
Dessa maneira, a verdade é que você pode potencializar as capacidades cerebrais bebendo água todos os dias. Algo tão simples quanto indispensável!
Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog da TÁ PAGO!
Nutricionista: Thaís Alves
CRN: 52770