Como implantar os benefícios flexíveis na empresa?

Investir em ações para implantar benefícios flexíveis na empresa é um passo importante para reter talentos e se destacar no mercado. Saiba por onde começar!

Hoje, queremos te contar como implantar benefícios flexíveis em sua empresa. Basicamente, estamos falando de vantagens oferecidas aos colaboradores e que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada profissional. 

Dessa forma, o funcionário tem a liberdade de escolher como e onde ele irá utilizar esses benefícios, garantindo uma experiência personalizada e muito mais eficiente. 

Porém, quando falamos sobre o tema, muitos gestores de RH não sabem o que avaliar para conquistar bons resultados. E essa dificuldade pode ser ainda mais frequente em se tratando de empresas que atuam com os benefícios tradicionais – que, muitas vezes, são escassos e incapazes de suprir as necessidades básicas dos profissionais.

Identificou-se com o cenário? Não se preocupe! Neste post, vamos apresentar um passo a passo para você implantar benefícios flexíveis em seu negócio e aproveitar os seus diferenciais rapidamente!

Checklist: as vantagens dos benefícios flexíveis

  • possibilidade de manter a empresa alinhada às necessidades de seus funcionários; 
  • é uma ótima solução para atrair colaboradores jovens, até os 30 anos;
  • essa ação deixará a sua equipe motivada, impactando diretamente nos resultados do fim do mês; 
  • será possível reter os talentos com mais facilidade, já que eles se sentirão mais satisfeitos; 
  • é um bom caminho para reduzir os custos da empresa, identificando quais benefícios são, de fato, úteis, e quais podem ser descartados.

Exemplos de benefícios flexíveis

  • auxílio-mobilidade: créditos para serem utilizados em postos de combustível, conveniências, etc.
  • auxílio-alimentação ou Refeição: Na modalidade flexível, o colaborador pode transferir esses benefícios para as categorias de alimentação ou refeição.
  • auxílio para o home office: vantagem disponibilizada aos funcionários que trabalham em casa. Com ela, é possível cobrir algumas despesas de suas rotinas corporativas.

Como implantar benefícios flexíveis: as etapas

Até aqui, já sabemos de todos os pontos positivos ao implantar benefícios flexíveis em uma organização. Mas, e na hora de colocar essas ideias em prática? O que deve ser considerado? Contamos tudo a seguir!

Entenda o seu colaborador 

Antes de implantar os benefícios flexíveis, é essencial conhecer o perfil dos funcionários que fazem parte da sua empresa. Assim, você terá mais facilidade em identificar os seus desejos, necessidades e interesses. 

Nessa etapa, pesquise algumas questões, como: 

  • faixa etária; 
  • gênero; 
  • estado civil; 
  • se há dependentes ou não. 

Uma solução é disponibilizar um questionário, de preferência online, para que cada funcionário possa preencher e compartilhar essas informações com o setor de RH.

Realize um estudo minucioso

Com os dados em mãos, você já pode partir para a pesquisa. O ideal é fazer simulações para identificar os melhores fornecedores e serviços – sempre com base em seu orçamento disponível. 

Falando nisso, é essencial contar com um parceiro especializado em benefícios flexíveis, que tenha boa reputação no mercado e que consiga oferecer recursos acessíveis para iniciar essa implantação. 

Crie pacotes de benefícios flexíveis

Em vez de oferecer somente um ou outro benefício flexível, o que você acha de criar pacotes para os seus funcionários? A dica é criar “combos” diferenciados, em que os colaboradores podem escolher aqueles que mais chamam a sua atenção. 

Porém, tenha cuidado: o ideal é que tais pacotes contem com valores similares. Isso evitará que ocorram episódios de discriminações dentro da empresa, o que também pode acarretar em possíveis ações judiciais. 

Identifique o melhor método de implantação

Atualmente, existem várias modalidades disponíveis para quem deseja implantar benefícios flexíveis em uma empresa. O primeiro deles é o sistema de créditos. No entanto, há também a possibilidade de investir nos pacotes fechados, como mencionamos no tópico anterior. 

Seja qual for a opção escolhida, uma coisa é verdadeira: você terá que priorizar a solução mais acessível e funcional. Isso significa ter que investir em fornecedores que disponibilizam plataformas exclusivas, onde os gestores de RH conseguem ter uma visualização geral a respeito da gestão dos benefícios. 

Comunique as mudanças ao seu quadro de funcionários

Com tudo pronto, não se esqueça de informar todos os colaboradores da empresa a respeito dessas alterações. O ideal é reservar um tempo para explicar como esse novo sistema funcionará, sem que haja nenhum tipo de dúvida. 

Para ter ainda mais facilidades, considere se aproximar dos setores de marketing e comunicação interna. Dessa forma, será possível criar comunicados, e-mails marketings e folders explicativos. 

E mais! 

No ato de formalizar os ajustes, os profissionais deverão assinar um termo – em que todos os detalhes da opção escolhida estejam bem especificados. Lembre-se: é imprescindível que essa implantação seja extremamente transparente.

Conte com outras áreas

Caso esteja encontrando dificuldades para implantar os benefícios flexíveis, não tenha medo: peça ajuda às demais áreas da organização. Esse é o caso do setor jurídico e, se sentir a necessidade, ainda existe a opção de contar com o próprio sindicato. 

Ao seguir esse caminho, será possível conhecer as regras de cada sistema, bem como, a legislação trabalhista que está em vigor e as obrigações da empresa diante de tal mudança. 

Hoje em dia, existem benefícios obrigatórios, de acordo com a lei brasileira, ou então, devem ser devidamente acordados com os sindicatos de cada categoria. Portanto, fique de olho!

E aí, após essas dicas ficou claro como implantar benefícios flexíveis em seu negócio? Temos certeza que, desse modo, os seus colaboradores se sentirão mais satisfeitos e, logo, será possível alcançar excelentes conquistas a médio prazo. Faça o teste!

Vale lembrar que, para investir nessa ideia é necessário contar com a ajuda de plataformas especializadas no assunto, como a TÁ PAGO. 

Caso precise de ajuda e queira entender melhor como esse sistema funciona, aproveite para entrar em contato conosco e agendar uma demonstração. 

Sem dúvida, você encontrará excelentes soluções para encantar o seu time. Os nossos consultores estão à disposição para te atender. Vem!