Modelo de trabalho híbrido: como adotar em sua empresa

modelo de trabalho híbrido

Certamente, você já ouviu falar no modelo de trabalho híbrido. Mas, será que você sabe como ele funciona? Hoje, te contamos como essa opção pode ser vantajosa e o que fazer para adotá-la!


Não há dúvida que a pandemia causou mudanças em vários setores do mercado. Com a necessidade de praticar o isolamento social e, logo, passar mais tempo dentro de casa, muitas empresas começaram a rever o modo como os seus funcionários poderiam cumprir suas atividades. 

Foi aí que o modelo de trabalho híbrido começou a ganhar destaque.

Presente em vários setores, essa estratégia não é uma novidade, mas aponta uma tendência que vem se expandindo cada vez mais. Isso porque, o trabalho híbrido apresenta muitas vantagens, tanto para a própria organização, quanto para os profissionais. 

Entre elas, destacamos a economia e, até mesmo, mais qualidade de vida. 

Mas, afinal, como implantar a ideia em uma empresa? O que deve ser analisado para garantir resultados positivos a todos os envolvidos? Para que você entenda, criamos um post completo sobre o assunto. Continue com a leitura e anote as dicas a seguir!

O que é o modelo de trabalho híbrido?

Antes de tudo, uma pergunta: você sabe o que é o modelo de trabalho híbrido? Muito praticado atualmente, devido ao cenário em que estamos vivendo, essa modalidade é praticada há anos. 

De modo geral, estamos falando de um quadro em que os funcionários trabalham dentro do escritório em dias específicos. Já em outros, eles executam as suas atividades em casa ou em qualquer outro ambiente de sua preferência. 

Hoje em dia, muitos empresários encaram essa opção como uma grande solução para o home office — modelo em que o colaborador passa 100% do tempo trabalhando em sua própria residência. 

Ao investir na versão híbrida, porém, é possível não apenas reduzir as chances de contágio por Covid-19 em uma empresa, como também, oferecer uma série de benefícios que destacamos a seguir.

Os principais benefícios

  • Economia: ao contar com uma equipe reduzida no escritório, automaticamente, a empresa conseguirá reduzir os seus custos mensais. Esse é o caso dos gastos com internet, energia, auxílio-combustível e até vale-transporte;
  • Menos atrasos: no home office, o profissional não correrá o risco de se atrasar. Afinal, o tempo que ele perderá no trânsito poderá ser ocupado cumprindo a sua própria agenda. Nesses dias, também possível que o colaborador melhore o seu humor, ganhe mais disposição e, consequentemente, seja mais produtivo;
  • Trabalho em equipe: no modelo híbrido, as atividades não ficam focadas em um só nível hierárquico. Para bons resultados, todos precisam abraçar a autonomia e a cultura colaborativa. Assim, o comprometimento se torna maior e os funcionários sentem mais vontade de permanecerem na organização;
  • Gestão do tempo: ao passar menos tempo se deslocando até o escritório, o profissional consegue gerenciar melhor a sua agenda, até mesmo, o tempo gasto com a família. Esse detalhe ajuda a fortalecer a employer brand, resultando em uma maior retenção de talentos.

Como aplicar o modelo de trabalho híbrido?

Sem dúvida, adotar o modelo de trabalho híbrido é um desafio e tanto. Daqui para frente, será possível realizar um bom planejamento e, até mesmo, contar com recursos exclusivos para essa finalidade. 

Nessa etapa, será preciso identificar se o trabalhador precisará de equipamentos para trabalhar em casa — cabendo à empresa fornecê-los. Também é de responsabilidade da organização disponibilizar aplicativos ou plataformas que facilitem a comunicação nos dias de home office. 

Esse cuidado é essencial para que os gestores consigam acompanhar os processos e evitar erros primários. Veja outras atitudes fundamentais!

Indique o home office para as atividades certas

Nos últimos meses, foi possível observar que as empresas estão deixando o trabalho remoto para as tarefas que exigem muito tempo de dedicação ou alta concentração. 

O presencial no escritório, por sua vez, pode ser adotado quando houver a necessidade de realizar brainstormings, reuniões com clientes importantes, checagem de estoque e tarefas manuais. 

Assim, crie um cronograma e estabeleça dias específicos para o trabalho presencial e o home office. Isso ajudará a evitar idas desnecessárias ao escritório ou o atraso de entregas importantes.

Promova a integração

No modelo de trabalho híbrido também é necessário investir em ações que ajudem a manter a cultura da empresa em evidência. Nos dias em que os funcionários estiverem no escritório, por exemplo, é possível promover experiências diferenciadas e que respeitem o distanciamento social. 

Outra possibilidade, é realizar encontros virtuais, por meio do Zoom ou outras plataformas, a fim de apresentar novos profissionais ao time, estimular a troca de informações e continuar reforçando os valores e regras da organização.

Dê auxílios que retenham talentos

De acordo com o Art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os profissionais que atuam de forma remota devem receber os mesmos benefícios daqueles que continuam trabalhando no escritório. 

Ou seja, será preciso manter o mesmo salário, direito à férias, FGTS, plano de saúde, 13º e por aí em diante. Apenas o vale-transporte não precisa continuar sendo oferecido nos dias em que o colaborador estiver em casa — somente nos períodos de atividades presenciais. 

Outro ponto interessante diz respeito ao vale-alimentação. É de extrema importância que o empregador pague esse benefício normalmente.  

Também pode ser concedido um benefício adicional, como um auxílio ou bônus, para que o profissional gaste em supermercados quando estiver em home office; ou em restaurantes, quando estiver na empresa, de acordo com sua rotina de trabalho, por exemplo. 

E então, agora que você já conhece os detalhes do modelo de trabalho híbrido, o que acha de começar a implantá-lo em sua empresa? 

Antes de qualquer coisa, lembre-se de realizar uma análise minuciosa das necessidades da empresa e até do perfil dos funcionários, garantindo que “todos saiam ganhando”.

Caso queira promover uma experiência ainda mais completa aos seus colaboradores, aproveite para entrar em contato conosco e entender como a Tá Pago pode te ajudar com o pagamento do vale-alimentação.

Será um prazer te ajudar nessa tarefa!