#TÁPAGORecomenda: 7 livros relacionados a People Analytics que você pode ler!

livros relacionados a People Analytics

Ler livros relacionados a People Analytics é uma excelente ideia para quem deseja se aprofundar nesse universo e se tornar um profissional qualificado na área.

Essa é uma tendência para o setor de RH e estar por dentro do tema é essencial para alcançar novas posições na sua carreira.

As estratégias de People Analytics servem para transformar os comportamentos dos colaboradores das empresas em dados.

A partir disso podem ser traçadas estratégias de recrutamento e seleção, políticas de cargos e salários, planos de carreira, ações de endomarketing etc.

Veja a nossa lista com 7 livros relacionados a People Analytics

Para que você possa se aprofundar no assunto e se tornar um verdadeiro especialista, elaboramos uma lista com 7 livros relacionados a People Analytics que você precisa ler.

São obras bem interessantes e que possibilitam uma visão ampla sobre o tema.

Pronto para conferir os livros que não podem ficar de fora da sua biblioteca pessoal? Então é só seguir a leitura!

1. Um novo jeito de trabalhar: o que o Google faz de diferente para ser uma das empresas mais criativas e bem-sucedidas do mundo, de Laszlo Bock

Laszlo Bock, autor dessa obra, já foi vice-presidente de Operações com Pessoas do Google.

No livro, ele explica o que faz da gigante da tecnologia uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo.

Bock mostra técnicas, checklists e dicas relacionadas a People Analytics e a gestão de pessoas de um modo geral.

Todas as orientações que o executivo apresenta já foram testadas e aplicadas no Google. Ou seja, são técnicas que têm tudo para dar certo, não é mesmo? Leitura imperdível!

2. O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas, de Leonard Mlodinow

Best-seller internacional e reconhecido como livro notável pelo The New York Times, “O andar do bêbado” mostra como o acaso pode mudar as nossas vidas.

Ele traz exemplos sobre como Steve Jobs utilizava de pensamentos aleatórios para criar os produtos da Apple.

A obra ajuda a compreender a complexidade da mente humana, fazendo relações com dados estatísticos.

Certamente, essa é uma leitura muito interessante para quem deseja se aprofundar no campo de People Analytics e ter uma visão mais ampla sobre recursos humanos, de modo geral.

3. Mapeamento comportamental: volume 1, de Rafael Zandoná

Organizado por Rafael Zandoná, essa obra reúne artigos de diversos autores, da academia e do mercado, que trazem as suas visões sobre o mapeamento comportamental das pessoas.

Ele reúne diversas informações interessantes para quem trabalha com recursos humanos, trazendo ideias e inspirações valiosas.

Entre os diversos textos publicados, você encontra artigos sobre People Anaytics, inclusive mostrando um passo a passo sobre como desenvolver esse tipo de estratégia nas empresas.

4. Gestão e desenvolvimento de recursos humanos: práticas num contexto em transformação, de Ana Cláudia Rodrigues, Ana Isabel Couto, Eva Petiz Lousã e Marlene Silva

Escrita por quatro especialistas em gestão de pessoas, essa obra traz lições valiosas para quem deseja se aprofundar ou pesquisar sobre a tecnologia aplicada ao setor de recursos humanos.

Trata-se de um dos livros relacionados a People Analytics que têm uma visão mais ampla sobre o tema, mostrando como a estratégia pode servir como aceleradora de decisões de recursos humanos sustentados.

A obra também mostra como deve ser a estrutura global da direção corporativa de recursos humanos de uma empresa.

Certamente é uma leitura que vale bastante a pena!

5. Storytelling com dados: um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios, de Cole Nussbaumer Knaflic

A matemática Cole Nussbaumer Knaflic trabalhou no time de People Analytics do Google.

Ela colocou no papel a sua experiência na empresa de tecnologia e o resultado é esse livro, que não pode ficar de fora da sua lista de leitura.

O livro descreve o processo de contar boas histórias usando dados, transformando todo o trabalho de análise em um processo mais simples para os ambientes corporativos.

6. Talent Acquisition: a evolução do recrutamento e seleção tradicional, de Caio Ianicelli Cruzeiro

Essa é uma obra que mostra como o recrutamento e seleção tradicional evoluiu com o passar dos anos, introduzindo conceitos como o People Analytics.

Ela mostra o que o autor chama de Talent Acquisition, uma estratégia para adquirir os melhores talentos para as empresas, conquistando, assim, melhores resultados. 

O autor, Caio Ianicelli Cruzeiro, tem experiência teórica e prática no segmento, com mais de 10 anos de estudos focados nesse tema.

Toda essa bagagem resultou nesse, que é mais um dos livros relacionados a People Analytics interessante para a sua leitura.

7. Big Data para leigos, de Judith Hurwitz, Alan Nugent, Fern Halper e Marcia Kaufman

Para ter sucesso ao elaborar estratégias de People Analytics, saber trabalhar com Big Data é fundamental. Porém, é comum que muitos profissionais da área de pessoas ainda não tenham muito conhecimento sobre o uso de dados.

Por isso, recomendamos essa obra, que tem uma linguagem simples e uma abordagem fácil de ser compreendida.

No livro, os autores explicam como compreender as ferramentas e arquiteturas de Big Data, integrar dados estruturados e desestruturados, utilizar a análise preditiva para tomar as melhores decisões etc.

Apresentamos aqui alguns dos melhores livros relacionados a People Analytics que você pode ler. Agora, você já tem boas dicas de leitura para se aprofundar nesse assunto tão interessante! Que tal providenciar agora mesmo a compra de algumas dessas obras, para renovar os seus conhecimentos?

Também aproveite e assine a nossa newsletter! Dessa forma, enviaremos mais dicas úteis como essas. Não perca a oportunidade!

Deixe uma resposta