Os principais benefícios do People Analytics para sua empresa

benefícios do people analytics

Para quem trabalha com gestão de RH, conhecer os benefícios do People Analytics é essencial, para que essa técnica seja aplicada nas empresas e resultados positivos sejam obtidos.

Inicialmente, convém compreender o conceito de People Analytics.

Trata-se de um processo de coleta e análise de dados, que envolve o comportamento e ações realizadas pelas pessoas. Com as informações analisadas, é possível desenvolver uma melhor gestão de pessoas.

Para trabalhar com o People Analytics é preciso utilizar ferramentas de big data, que possibilitem a captação, tratamento e análise dos dados.

De tal maneira, as informações poderão ser usadas como base para uma melhor tomada de decisões.

Conheça 7 benefícios do People Analytics para empresas

Agora que você já entende um pouco mais sobre o conceito, é chegado o momento de conhecer os benefícios do People Analytics para empresas.

A seguir, apresentaremos as principais vantagens. Veja!

1. Melhora do aproveitamento do RH

Ao adotar o uso do People Analytics, as empresas melhoram o aproveitamento dos processos do RH.

Isso se justifica porque os processos do departamento pessoal tendem a ser lentos e burocráticos, principalmente no que diz respeito a análises para a evolução da carreira, por exemplo.

Ao analisar dados, que demonstrem a evolução dos colaboradores para criar uma política de cargos e salários, por exemplo, tudo será mais prático com o People Analytics. Será possível ter um panorama sobre as atividades conduzidas por cada pessoa e assim verificar qual delas terá mais chances de se dar bem em um cargo de gerência.

Esse é apenas um exemplo dos benefícios do People Analytics em relação à melhora do aproveitamento do RH.

Muitas outras atividades do setor podem ser potencializadas.

2. Gerenciamento otimizado

Antes de mais nada, o People Analytics é uma ferramenta para gerar informações.

Logo, ele possibilita que o gerenciamento da companhia seja otimizado. São mensurados indicadores de desempenho e outros dados sobre as pessoas.

Tudo isso garante que o planejamento estratégico de RH seja muito mais realista.

Os indicadores mostrarão um verdadeiro raio-X da sua empresa. Logo, as tomadas de decisão serão muito mais assertivas.

3. Transformação de ações em números

Ter métricas é essencial não apenas para tomar as melhores decisões, mas também para verificar se as metas foram cumpridas.

Para acompanhar tudo isso, é preciso que as ações sejam transformadas em números.

Esse é um dos principais benefícios do People Analytics. Veja um exemplo prático: imagine que vários colaboradores do mesmo setor estão faltando muito o trabalho, por motivos médicos ou sem justificativa.

Ao mesmo passo, nas demais áreas da empresa tal absenteísmo em grupo não ocorre.

Observando o grande absenteísmo de várias pessoas do mesmo setor, pode-se concluir que algo não está funcionando como deveria naquela área da empresa.

Será que os colaboradores estão inseridos em um ambiente salubre? Talvez o líder dessa área não está agindo de forma abusiva com os seus liderados?

Questões como essas poderão ser levantadas e uma investigação mais minuciosa realizada, para que as medidas necessárias sejam tomadas pela organização.

4. Redução de custos e tempo dos colaboradores de RH

A redução de custos também é uma vantagem do People Analytics, sendo esse um dos principais trunfos para convencer os diretores ou CEOs a investirem nisso.

A explicação para os gastos diminuídos é porque as tarefas serão executadas de forma mais rápida.

Investigações, como o exemplo que citamos anteriormente, ganharão agilidade.

Com os problemas facilmente identificados rapidamente, as correções acontecerão da mesma forma. Ou seja, serão reduzidos custos e também o tempo gasto pelos colaboradores do RH.

5. Retenção de talentos

A retenção de talentos é um grande benefício do People Analytics.

São diversas as estratégias que podem ser executadas com os dados para fazer com que as pessoas gostem do trabalho e não queiram sair da empresa por qualquer motivo.

Com a análise do que se passa dentro da companhia de forma minuciosa, fica mais fácil de desenvolver eventos e ações de endomarketing que fidelizem os colaboradores.

Também é possível observar tendências de benefícios que eles gostariam de ter, como vale-alimentação e vale-refeição disponibilizados de forma inovadora.

7. Agilidade nos processos de recrutamento e seleção

É interessante lembrar que os benefícios do People Analytics não se aplicam apenas a quem já trabalha na empresa, mas também para gerenciar informações de outras pessoas, como as que fazem parte do banco de talentos.

Imagine, por exemplo, que uma indústria deseja contratar um engenheiro, que tenha cursado pós-graduação ou tenha experiência com a manutenção de máquinas.

Consultar currículos de forma isolada seria um trabalho maçante e cansativo para os recrutadores, concorda?

Com as técnicas de People Analytics isso não acontece. Sempre que alguém se cadastra para fazer parte do banco de talentos da empresa, tem os seus dados organizados e estruturados em um sistema, para que as pesquisas sejam facilitadas.

De tal maneira, os recrutadores poderão pesquisar pelo perfil desejado e automaticamente ter acesso aos currículos de profissionais que se encaixam nessas características.

O processo de recrutamento e seleção ganha muito mais agilidade e versatilidade, poupando o tempo necessário para fazer as contratações.

Os benefícios do People Analytics são muitos e os gestores de RH não podem negligenciar esse processo, que proporciona tantas melhorias para as organizações.

Por isso, considere aplicar o uso de indicadores de pessoas na sua empresa, não há dúvida de que as atividades serão muito mais produtivas.

Tem alguma dúvida sobre o tema ou quer compartilhar conosco alguma situação? É só deixar um comentário no espaço abaixo!

Deixe uma resposta